Melhores Kits de Sobrevivência

Os melhores kits de sobrevivência são aqueles que te fornecem proteção contra o frio, orientação e permitem que sinalize sua posição.

Melhores Kits de Sobrevivência em 2024

LeadNear TX28LeadNear TX28Melhor Kit de SobrevivênciaVerificar disponibilidade
Tacamo TAC-EFK-0001Tacamo ‎TAC-EFK-0001Melhor Kit de Sobrevivência para FogoR$ 433,86 na Amazon
FCNBFCNB Melhor Kit de Sobrevivência mais CompletoVerificar disponibilidade
Puhibuox kit-14‎Puhibuox ‎kit-14Melhor Custo BenefícioVerificar disponibilidade
XuanlanXuanlanKit de Sobrevivência para Testes em AcampamentosVerificar disponibilidade
HongHong QSTZ-01HongHong ‎QSTZ-01Kit de Sobrevivência Bom e BaratoVerificar disponibilidade
YeacherYeacherMelhor Mochila de Utilidades de SobrevivênciaVerificar disponibilidade

O que é um kit de sobrevivência?

Os kits de sobrevivência são conjuntos de objetos selecionados especialmente para situações de emergência. Sem exagerar, um bom kit de emergência pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Por isso, eles são essenciais em trilhas e acampamentos, ajudando um aventureiro perdido a se orientar e se proteger na natureza.

E eles são úteis não apenas nessas situações, mas em muitas das emergências que podemos ter no dia a dia.

Mas para que você não fique na mão, é importante saber reconhecer um bom kit. Por isso, neste guia de compras, explicaremos o que você deve procurar no seu conjunto.

Depois, mostraremos a você quais são os melhores kits de sobrevivência de 2024 em nossa seleção especial.

Por que Você Deve Ter um Kit de Sobrevivência?

Ter um kit de sobrevivência é essencial para qualquer momento da vida, seja em casa, em atividades externas ou mesmo no carro então é sempre bom estar prevenido.

Há certas coisas que se pode controlar, já outras não, como é o caso de mudanças de clima, desastres naturais, acidentes, entre outros.

Caso vá fazer uma viagem ou uma atividade ao ar livre é ainda mais recomendado ter um kit de sobrevivência, já que estará indo por um caminho e lugar desconhecido, ou mesmo que seja mais conhecido, deve-se sempre estar preparado para situações inesperadas que possam acontecer e que não se tem controle.

O Kit de Sobrevivência é essencial para ajudar nessas situações de risco inesperadas, pois ele dá as ferramentas necessárias para resolver alguns problemas em ambientes que não temos controle ou que não há de imediato ninguém para ajudar.

Independente da situação, principalmente na realização de atividades onde não possui muita infraestrutura e equipamentos de sobrevivência, é importante que você sempre leve o seu kit.

Kit de Primeiros Socorros vs Kit de Sobrevivência

Muita gente pode se confundir e pensar que o Kit de Primeiros Socorros e o Kit de Sobrevivência são a mesma coisa, entretanto não é. O Kit de sobrevivência pode conter itens de primeiros socorros, porém não é regra.

A diferença é que o Kit de Primeiros Socorros está ligado a saúde, com itens para ajudar nos primeiros socorros caso alguém tenha algum ferimento ou precise de algum auxílio referente a saúde.

Normalmente os Kits de Primeiros Socorros possuem itens como:

  • Compressas;
  • Ataduras;
  • Luvas descartáveis;
  • Band-aids;
  • Tesouras;
  • Pinças;
  • Água oxigenada;
  • Anticéptico;
  • Soro fisiológico;
  • Termômetros, etc.

Já o Kit de Sobrevivência está ligado a itens que você poderá usar para te ajudar a resolver algum problema durante a atividade e até a te ajudar a sobreviver por algumas horas em situações mais extremas.

Alguns itens que um kit de sobrevivência possui são:

  • Facas;
  • Cordas;
  • Bússolas;
  • Cobertores de emergência, etc.

Em resumo: o

  • Kit de Primeiros Socorros: utilizado em casos que precise de atendimento referente à sua saúde física,
  • Kit de sobrevivência: contém itens para te ajudar a resolver problemas inesperados e te auxiliar em situações mais extremas com itens de sobrevivência.

Guia de compra: como escolher o melhor kit de sobrevivência?

Como você já sabe, os kits de sobrevivência são um conjunto de itens selecionados a dedo para te dar exatamente a ajuda que você precisa nas mais diversas situações.

Mas para saber se o seu kit é realmente bom, é preciso entender quais problemas eles são capazes de resolver. Afinal, uma ferramenta útil em uma certa situação pode ser completamente inútil em outra.

Confira a seguir as principais necessidades que os melhores kits de sobrevivência devem solucionar.

Proteção contra o frio

Se proteger contra o frio é extremamente importante na natureza. Na madrugada, sem abrigo, é muito fácil perder calor para o ambiente, o que pode resultar até mesmo em hipotermia.

Para que isso não aconteça, existem dois itens essenciais: a manta térmica e os iniciadores de fogo.

A proteção contra o frio deve ser prioridade máxima. Se o seu kit não tem ferramentas para esse fim, ele certamente não é um dos melhores kits de sobrevivência.

Manta Térmica de Aquecimento

A manta térmica é um tipo de cobertor especial que ajuda a preservar o calor corporal, evitando a perda para o ambiente. Não à toa, ela também é chamada de cobertor de sobrevivência.

A manta de aquecimento é necessária para te manter aquecido em casos de sobrevivência na mata, por exemplo.

Caso precise passar mais tempo de espera para ser resgatado a manta te manterá aquecido em ambientes mais frios e poderá te salvar de uma hipotermia.

Iniciadores de Fogo

Já os iniciadores de fogo (ou pederneiras) servem para gerar faíscas, que, no combustível certo, criarão chamas. O fogo, além de te proteger do frio, ajuda a espantar animais, iluminar o ambiente e até mesmo cozinhar.

Os kits também podem conter isqueiros ou fósforos para te auxiliar nesse processo.

Orientação

Além de se proteger durante a noite, é importante ter meios de se orientar e encontrar o seu caminho, especialmente se você não tem certeza de que encontrará ajuda.

Bússola

Para isso, o item mais comum — e extremamente poderoso — é a bússola. Não é à toa que ela está presente em todos os melhores kits de sobrevivência.

A bússola é essencial para se localizar em caso de se perder. Ela te ajudará a se orientar para onde ir, mas para isso é necessário saber para qual direção precisa ir.

O ideal é também levar um mapa da região para melhor se orientar e ter luz, que pode ser obtida com fogo ou uma boa lanterna.

Sinalização

Mesmo nos locais mais remotos, é sempre possível que uma pessoa apareça em seu caminho, seja de perto ou de longe.

Kits de sobrevivência são essenciais em todo tipo de aventura.
Kits de sobrevivência são essenciais em todo tipo de aventura.

Essa pessoa pode ser um companheiro que está te procurando ou simplesmente um morador da região, que dificilmente te negará ajuda.

Para garantir que você seja encontrado, é importante ter meios de sinalizar sua presença. O melhor jeito de fazer isso é com luz, de preferência de uma forma bem chamativa.

Lanternas

Uma boa solução para isso são as lanternas, que, além de iluminar seu caminho, podem ser utilizadas para fazer todo tipo de sinal.

Muitas lanternas possuem diversos modos de iluminação, como o pisca ou padrões diferenciados. Essas são as mais interessantes, e estão presentes nos melhores kits de sobrevivência.

As lanternas vão te ajudar tanto a sinalizar para outras pessoas quanto na iluminação em ambientes fechados e à noite para ver o caminho e não se perder nem se acidentar.

Apitos

O Apito é um importante sinalizador.

Em caso de se perder, este objeto te ajudará a identificar o local onde está. Além do apito, poderá optar por ainda utilizar bombas de fumaça e espelho para refletir a luz, assim aumentará as chances de ser encontrado em casos extremos.

Outros itens interessantes são os bastões de luz química, que podem também ser comprados separadamente e inclusos no kit.

Corte

Instrumentos de corte são muito úteis em diversas ocasiões, seja para cortar materiais, marcar sinais em árvores ou mesmo defesa.

Todos eles são úteis, mas você pode se beneficiar mais de uns do que de outros em certas ocasiões. O ideal é o kit ter ao menos um, avaliando as possibilidades para decidir qual será mais útil.

Os melhores kits de sobrevivência sempre incluem algum item de corte. Eles podem estar nas mais diversas formas, como:

Facas

Tradicionais, confiáveis e versáteis, muitas vezes são retráteis para economizar espaço;

Canivetes

Geralmente menores, mas ainda muito úteis, os canivetes podem conter outras ferramentas.

Seja para cortar alimentos, madeira para fazer fogo ou mesmo pra se defender, o canivete suíço (ou multifunções) te ajuda a ter vários itens em um, sem precisar carregar muito peso.

Cartão Suíço

Se trata de um cartão de metal ou plástico que possui diversas funções, incluindo corte, abridor de latas e garrafas, descascador de frutas e legumes, suporte para celular além de outras mais.

Primeiros Socorros

Por mais preparado que você esteja, é sempre possível precisar de um curativo. Por isso, kits de sobrevivência muitas vezes contam com itens de primeiros socorros.

Nesses casos, o mais comum é encontrar gaze, curativos adesivos, algodão e produtos para desinfecção, como álcool ou povidona iodada.

O protetor solar e o repelente também são itens muito encontrados e de suma importância para se evitar ser picado por insetos ou sofrer queimaduras solares, evitando assim irritações na pele e até doenças.

Mas não se engane achando que seu kit será tão completo quanto um kit de primeiros socorros. Geralmente, os itens dos kits de sobrevivência servem apenas para os ferimentos mais superficiais.

É claro que isso não os torna inúteis: você certamente não quer andar com uma ferida aberta no meio do mato, correndo risco de infecção.

Outros Itens Úteis

Corda

Ter alguns metros de corda é sempre uma boa ideia pois esse item pode ser útil em diversas situações, seja para amarrar algo, para subir ou descer de algum lugar, para ajudar alguém preso, entre outros.

Muitos kits de sobrevivência acompanham as famosas pulseiras paracord que contém uma corda para te auxiliar caso seja necessário.

Comunicador, Rádio a Pilhas ou Walkie-Talkie

Estes itens apesar de parecerem inusitados podem ser um essenciais para ter na sua mochila em caso de emergência já que, com eles você poderá se comunicar com as autoridades ou outras pessoas para que enviem resgate.

Quais são os melhores kits de sobrevivência?

Você já entendeu quais são as funções mais importantes de um bom kit de sobrevivência.

Agora, que tal conhecer os melhores kits de sobrevivência de 2024? Escolhemos apenas produtos com itens úteis e de qualidade.

Confira!

1. ‎LeadNear TX28

Melhor Kit de Sobrevivência

Para começar a lista dos melhores kits de sobrevivência, este é um dos mais completos que você pode escolher. 

Ele proporciona conveniência e segurança para a vida ao ar livre, além de contar com o necessário para casos de emergência. 

Ao todo, são 28 acessórios, incluindo faca, bússola, apito, kit de pesca, serra de arama, clipe de garrafa e cobertor de emergência. 

O item também vem com algodão para ignição e fogueiras, raspador, lanterna, chave de fenda e caneta tática. Esta tem três modos de luz e clipe para prender no cinto ou bolso.

O conjunto vem até com colher e cartão multifuncional. Estes servem para cortar, abrir garrafas, comer, cozinhar e muito mais.

Assim como, acompanha um bracelete multifuncional, com apito, bússola e raspador para fogo integrados.

Além disso, ele possui itens de emergência e primeiros socorros. Como manta térmica, lenços com álcool e curativos.

Tudo feito com materiais duráveis e resistentes. Por suas características, o produto é ideal para acampamento, pesca, caça, caminhadas e esportes de aventura.

Afinal, ainda vem com uma caixa preta à prova de água e choque para armazenar e transportar tudo.

2. Tacamo ‎TAC-EFK-0001

Melhor Kit de Sobrevivência para Fogo

Já esta é uma opção de melhor kit de sobrevivência com foco na geração de fogo em diferentes situações. 

Assim, ele vem com diversos métodos de ignição, como tinder, lupa e kit de aço inoxidável. A lupa, por exemplo, é 5x mais potente em dias ensolarados. 

Também está disponível um ferro-haste grande e um bastão em aço para fazer fogo em dias de chuva e vento. 

Ele também conta com corda de juta encerada e palitos de madeira compensada, além de 30 g de lascas de madeira encerada. 

O item possui ainda um pedaço grande de tecido dobrado do tipo Char-Cloth, que pode ser usado para alimentar fogueiras.

Além disso, ele vem com um recipiente grande inoxidável para organizar pertences e os acessórios do próprio kit.

Os 15 itens inclusos podem ser armazenados na bolsa de lona encerada e resistente à água que acompanha o produto.

Ela pode ser usada pendurada no ombro, presa ao cinto ou mochila e/ou dentro de outros acessórios.

Com isso, é uma versão que pode ser usada para acampar, fazer caminhadas ou em esportes de aventura.

3. ‎FCNB

Melhor Kit de Sobrevivência mais Completo

Também ideal para acampar, caçar, pescar ou caminhar e se aventurar ao ar livre, este é um dos melhores kits de sobrevivência por ser completo. 

Ele tem 34 itens para diferentes necessidades, como acendedor, apito, gancho de escalada, cobertor térmico e ferramentas multiuso. 

Entre elas, uma chave com diversas cabeças, como fenda e estrela, que ainda serve de abridor. 

Também está disponível um garfo e colher com abridor de latas e garrafas e serrilhado para cortar alimentos.

Além disso, o conjunto possui faca, caneta tática, kit de pesca e uma espécie de canivete, com 14 funções diferentes. Como faca, chave Philips, abridor, martelo e machado.

Como outros similares, este também vem com bracelete multifuncional, com bússola, apito e raspador para fogo.

Entre seus diferenciais também se destaca a presença de sinalizadores para pendurar na mochila ou barraca de camping.

Assim como, ele possui cordas para fogo, lanterna tática, corda e apito. Todos os acessórios são de materiais resistentes e duráveis. 

Da mesma maneira, tudo vem em uma maleta impermeável, leve, compacta e fácil de transportar.

4. ‎Puhibuox ‎kit-14

Melhor Custo Benefício

Outra versão completa e multiuso do melhor kit de sobrevivência é esta. O produto vem com os itens essenciais para atividades ao ar livre e é mais em conta.

Se destaca a presença de uma bússola, com mostrador de temperatura na parte traseira. Além dele ter lanterna e caneta táticas, faca e cartão multifuncional e apito.

O cartão multifuncional, por exemplo, tem abridor, régua, serra, espaço para pendurar chaves e chaveiros, entre outros.

Já a lanterna possui três modos de iluminação, enquanto a faca tem quebra-vidros, abridor e suporte para cordas.

Ele também vem com haste para fazer fogo, clipe para pendurar garrafas no cinto, arame serrilhado e chave de fenda. 

O conjunto possui um mini sinalizador em LED com anel para pendurar e cobertor térmico que retém 90% do calor.

Como os anteriores, ele vem com uma maleta de armazenamento e transporte. Ela é à prova de água, leve e compacta, com 4,5 kg e dimensões de 16,5 x 11,4 x 5,7 cm.

5. Xuanlan

Kit de Sobrevivência para Testes em Acampamentos

Similar a outros dos melhores kits de sobrevivência, este acompanha bracelete multifuncional. 

Este possui apito que chega a 120 dB, ideal para emergências, raspador para fogo e bússola integrados. 

Além desse acessório, o produto acompanha clipe para pendurar garrafas no cinto ou mochila e cartão multifuncional.

O cartão tem régua, abridor de latas e garrafas, espaço para prender chaves e chaveiros e ferramenta.

Como outros da lista, este também vem com gancho que pode ser usado em escalada ou para pendurar objetos.

O conjunto acompanha lanterna tática, com três modos de luz, mas que vem sem bateria de fábrica.

Da mesma maneira, ele possui cobertor térmico, que pode até ser usado como barraca, pois é grande. 

Assim como, vem com arame serrilhado, haste para fogo com abridor integrado e maleta de transporte. 

Esta é resistente à água, leve e compacta, ideal para usar na mochila, carro ou cesto da bike.

Com tudo isso, ele também é recomendado para caminhadas, acampamento, esportes e aventuras ao ar livre.

6. ‎HongHong ‎QSTZ-01

Kit de Sobrevivência Bom e Barato

Kit de sobrevivência multi-função, 18 em 1, Professional Outdoor Adventure Defesa equipamentos táticos
  • Itens: 18
  • Bússola: sim
  • Sinalização: sim
  • Manta térmica: sim
  • Primeiros socorros: sim

Quem deseja uma versão do melhor kit de sobrevivência com primeiros socorros básicos, pode optar por este. 

Ele vem com lenços com álcool, curativos e possui tudo o que é essencial para acampar e aventuras ao ar livre. 

Ao todo, são 18 itens, como haste para fogo com abridor, faca e lanterna táticas e mini sinalizador em LED. 

Semelhante a outras opções, ele vem com cartão multifuncional com abridor, prendedor de chaves e chaveiros, régua e gancho.

Além disso, acompanha bracelete multiuso, com bússola, apito e raspador de fogo, com estrutura que se transforma em corda de emergência.

Também estão presentes cobertor térmico, bússola, arama serrilhado e apito duplo de até 120 dB. 

Vale saber ainda que a lanterna tem diferentes modos de luz, já vem com bateria e possui clipe para prender na mochila ou bolso.

Assim como, saiba que o conjunto possui duas chaves, uma fenda e outra Philips. Para completar, tudo vem em uma caixa resistente à água, leve e compacta.

Esta tem apenas 635 gramas e dimensões de 16 x 11 x 5 cm, podendo ser levada facilmente na mochila ou bike.

7. Yeacher

Melhor Mochila de Utilidades de Sobrevivência

yeacher Kit De Primeiros Socorros Ao Ar Livre Medicina Molle Bolsa De Utilidade De Sobrevivência Saco De Emergência Responder Médico Saco De Medic Laranja
  • Itens: 1
  • Bússola: não se aplica
  • Sinalização: não se aplica
  • Manta térmica: não se aplica
  • Primeiros socorros: não se aplica

Para fechar a lista dos melhores kits de sobrevivência, vale conhecer esta mochila de utilidades. 

Ela é ideal para quem já possui um kit de sobrevivência montado e precisa de um espaço para transportar tudo com segurança. 

Seus diferenciais estão no material resistente à água e durável, o Nylon 1000D, e suas costuras duplas. 

Também chamam atenção as divisórias internas. Com direito a bolsos abertos e um com zíper, além de elásticos para guardar de tudo. 

Além do fechamento por zíper de 2 vias, ela possui uma tira com presilha externa do tipo MOLLE. Isso permite sua fixação em outras mochilas ou até em cintos compatíveis.

O produto é compacto e leve, com dimensões de 21 x 15 x 11 cm e peso de 250 g quando vazia. 

Saiba ainda que ela está disponível em três cores: laranja com cinza, preto e vermelho com detalhes preto.

FAQ

Qual a melhor marca de kit de sobrevivência?

A melhor marca de kit de sobrevivência na nossa lista é a LeadNear, que oferece produtos completos e com todos os acessórios essenciais. 

O TX28, por exemplo, tem 28 itens, incluindo facas, bússola, kit de pesca, serra de arame, clipe de garrafa, cobertor de emergência, algodão de ignição, colher multifuncional, lanterna e até apito. 

O que ter em um kit de sobrevivência?

O que ter em um kit de sobrevivência deve incluir alguns itens básicos. Entre eles: faca, bússola, lanterna e ferramentas multiuso, como canivete. 

Também é interessante ter uma manta ou cobertor térmico e um bom kit de primeiros socorros.

O que significa kit de sobrevivência?

De forma resumida, o kit de sobrevivência significa um conjunto de ferramentas e suprimentos essenciais para sobreviver ao ar livre. 

Elas normalmente são difíceis de improvisar ou substituir, incluindo facas, bússola, lanternas e itens multiuso, como canivetes.

Qual kit de sobrevivência completo? 

O kit de sobrevivência completo da nossa lista é o da FCNB. Ao todo, são 34 itens inclusos, além da maleta de transporte e armazenamento à prova de água.

Com ele, você pode acender fogo, cortar o que precisar, abrir garrafas, se localizar e até se proteger do frio.

Prepare-se para emergências com os melhores kits de sobrevivência!

Os kits de sobrevivência são extremamente importantes para quem faz trilha e gosta de acampar. No entanto, eles podem ser muito úteis para qualquer pessoa, e é sempre bom ter um por perto.

Assim, para escolher um dos melhores kits de sobrevivência, certifique-se de que ele te proporciona proteção contra o frio, orientação, sinalização e, se possível, itens de primeiros socorros.

Não deixe de visitar os produtos da nossa seleção. Assim, você poderá conferir com detalhes todos os itens de cada kit, e conhecer todas as suas funções.

Para você, o que não pode faltar no melhor kit de sobrevivência? Conte para a gente com um comentário!

E para mais dicas de sobrevivência e os melhores produtos para te ajudar em suas aventuras, fique sempre de olho no Outside360.

Até mais!

Gostou da nossa lista?
5/5.0 (1 votos)
Elemar Berwanger
Chefe Escoteiro e corredor amador
Especialista em:
Camping e trilhas
Corridas
Caminhadas
Formação:
Graduado em Administração
Com sólida formação em Administração e vasta experiência, minha vida é um cruzamento entre o profissionalismo e a paixão pelo ar livre. Servindo como Chefe Escoteiro e Sênior por mais de uma década, sou também um corredor fervoroso, participando de diversas corridas. A natureza e os esportes movem minha alma, e meu propósito é inspirar e auxiliar os demais em cada trajeto.

6 comentários em “Melhores Kits de Sobrevivência”

    • Olá Gustavo!
      Obrigado pelo comentário, ficamos felizes em saber que gostou do nosso conteúdo.
      Abraço!

      Responder
  1. Ulisses lima, a cultura sobrevivencialista aqui no Brasil, comparada com outras regiões está no começo, não tem muito conteúdo em português sobre este tema, pelo que percebi este site é sobre orientação e comparação de preços de PRODUTOS, talvez se você esta procurando DIY, deveria procurar em outro lugar, eu cheguei até este site procurando dicas para COMPRAR artigos para camping, pois não estou interessada em fazer o meu próprio filtro solar, ou mochila cargueira.

    Responder
    • Olá Kell!
      Criamos o Outside360 com a ideia de recomendar produtos realmente úteis e que valem a pena o investimento para aqueles que como nós, gostam de curtir a vida em contato com a natureza. É como você comentou, se está procurando algumas dicas e talvez tutoriais para fazer produtos DIY, acredito que esse talvez não seja o lugar certo para você encontrar o que procura.
      Obrigado pelo seu comentário aqui no blog e tenha uma excelente semana.
      Abraços!

      Responder
  2. As vezes eu olho para comunidade de sobrevivencialismo e fico a perguntar como podemos criar uma cultura de pessoas educadas dentro dos princípios de Sobrivivencialismo?
    Primeiro porque estes Kits e seus preços parecem distantes da maioria dos habitantes do Brasil, Terceiro mundo ou chame lá o que quiser.
    Segundo porque existe pouca reciprocidade na comunidade, e sim uma extrema comercialização dos itens ou dos famosos kits. estou falando de Bussines na veia sem pensar em pessoas ou educação destas pessoas.
    O fato é que as coisas são caras ao extremo.

    Ulisses Lima

    Responder
    • Olá Ulisses!
      Desculpe, mas acho que não entendi o seu ponto.. acha muito caro os modelos que citamos aqui, isso?
      Pergunto isso pois é importante saber qual a opinião de nossos leitores quanto a o que recomendamos mas sendo sincero, um kit de sobrevivência na faixa de uns 200 reais não me parece um valor absurdo considerando que eles contam com uma quantia considerável de coisas como lanternas, bússolas, apitos, alguns equipamentos de primeiros socorros, pederneiras, etc.
      Aguardo a sua resposta.
      Abraço!

      Responder
Deixe um comentário

O Outside360 é suportado por vocês leitores. Quando você compra através dos links em nosso site, podemos ganhar uma comissão como afiliado.