Labrador Retriever

O cão da raça Labrador Retriever, mais conhecido apenas por Labrador, é muito enérgico, inteligente, e gosta muito de conviver com as pessoas.

Da mesma forma, este cão está sempre pronto para agradar ao seu tutor e, consegue aprender muito rapidamente tudo aquilo que lhe é solicitado.

De personalidade extremamente versátil, este cão consegue se adaptar facilmente às mais diversas situações do dia a dia. E é este um dos motivos da sua grande popularidade.

Mesmo sendo um animal de porte grande e com bom nível de energia, esse cão se popularizou muito, sobretudo nos Estados Unidos e no Brasil.

O Labrador Retriever realmente pode se tornar um excelente companheiro para praticamente qualquer pessoa, independentemente da idade e personalidade.

Mas para conhecer melhor essa raça muito fofa e gentil, não perca nenhuma parte deste conteúdo que está incrível.

O que é um Labrador Retriever?

Como-e-ter-um-cachorro-Labrador-Retriever

O Labrador Retriever é uma raça de cachorro de porte grande, com um corpo forte e uma quantidade impressionante de energia.

Mesmo que este não seja o melhor cão para ter em um apartamento, ainda assim ele é extremamente adaptável e pode ser o pet ideal para a maioria das famílias.

Inclusive, eles se dão super bem com outros crianças e animais, inclusive de outras espécies. Extremamente obedientes, eles são ótimos para tutores de primeira viagem.

Por mais que atualmente a raça seja extremamente popular como animal de companhia, a história do Labrador revela um ótimo animal de trabalho.

Até mesmo nos dias atuais é possível encontrar muitos animais de resgate, farejadores e cães-guias desta raça, por exemplo.

Originalmente, esses animais foram selecionados para trabalharem lado a lado com os humanos. Sendo assim, ocorreu uma seleção artificial das características que levam a uma maior cooperação e à inteligência.

Além de ser o cão mais popular segundo o American Kennel Club (AKC), este é também um dos mais inteligentes, ficando em 7° lugar segundo o ranking de inteligência canina.

Além disso, o faro do Labrador é excelente, de modo que ele se mostra um excelente cão de caça e, também pode ser usado em operações de resgate.

Mesmo sendo um animalzinho de pelagem curta, a raça possui uma camada de subpelo e costuma perder muitos fios diariamente. Por isso, o tutor deve se dispor a cuidar adequadamente dos pelos do animal.

Como já foi dito, o Labrador Retriever é um cão de porte grande que, quando bem cuidado, pode viver entre 12 e 14 anos.

Temperamento do cão

Temperamento-de-um-Labrador

O Labrador Retriever é considerado um cão incrível pela maioria das pessoas, uma vez que ele é extremamente dócil e apresenta pouquíssima agressividade.

Isso faz dele um excelente animal de companhia, sobretudo para famílias com crianças, pessoas idosas e quem tem outros animais de estimação.

Este é um cão cheio de energia, que adora brincar e, que está super bem disposto na maior parte do tempo. Por outro lado, o cão é muito sociável e não consegue encarar muito bem o fato de ficar sozinho.

Sendo assim, ele necessita de muitos cuidados e boas doses de carinho para que se sinta feliz e saudável.

Caso ele se sinta só, pode acabar desenvolvendo ansiedade de separação, levando-o a demonstrar um comportamento excessivamente agitado, podendo surgir compulsão por roer objetos, por exemplo.

Por ter muita energia, o Labrador necessita de espaço para praticar atividades físicas, além de caminhadas e brincadeiras diárias para se divertir e gastar a energia acumulada.

De qualquer maneira, basta que o cão tenha um tutor atento às suas necessidades e que saiba como conduzi-lo da forma correta.

O ideal para se ter um animal ainda mais tranquilo e obediente é realizar o adestramento e a socialização do pet desde as suas primeiras semanas de vida.

Uma questão importante de se dizer sobre os cães Labrador Retriever é que eles levam um pouco de tempo para amadurecer.

Os criadores consideram que a infância dos animais da raça vai até mais ou menos os doze meses de idade deles.

Se por um lado você vai se deparar com um cão bagunceiro e brincalhão por mais tempo, o lado positivo é a facilidade no adestramento e socialização dos animais.

De qualquer maneira, é bom deixar avisado que esse cão precisa de tutores pacientes, porque dependendo do animal, ele pode ficar hiperativo por muito mais tempo.

Por conta da facilidade de adaptação, personalidade dócil e capacidade de se socializar, o Labrador Retriever é um ótimo cão para crianças e idosos.

Naturalmente carinhosos e brincalhões, eles amam estar com as crianças. Além disso, são muito bons em proteger os pequeninos.

De temperamento essencialmente amigável e extrovertido, o Labrador se dá bem com pessoas e, também, com outros animais, inclusive gatos e coelhos.

História do Labrador Retriever

Historia-e-Origem-do-cao-Labrador

Muita gente pensa que por conta do nome, a raça é proveniente da cidade de Labrador, localizada no Canadá.

Pelo contrário, ele veio de Terra Nova. Originalmente, foram cruzados animais da raça Terra Nova e Cão D’água. Isso levou ao surgimento da raça Cão d’água de St. John, o antecessor do Labrador.

No entanto, naquela época se cobrava muitos impostos pela criação de cães no local e, por isso, a raça praticamente sumiu de Terra Nova.

Mas no século XIX, o lorde inglês Conde Malmesbury levou vários cães da raça para a Inglaterra, onde fez uma série de cruzamentos com outros animais Retriever.

Apesar dos cruzamentos, as características típicas do Labrador Retriever que prevaleceram e, assim surgiram os cães da maneira como se conhece atualmente.

Aparência e personalidade

Aparencia-de-um-cachorro-Labrador-Retriever

O Labrador Retriever é um cão muito popular e, por isso, é bem provável que você já tenha se deparado com alguns deles por aí.

Afinal de contas, este é um cão que não passa despercebido, uma vez que é bonito e vistoso. De porte grande, o animal tem um corpo compacto e musculoso.

Além disso, a própria postura do cão chama a atenção, sobretudo por conta do peito profundo e dorso reto.

A face também é muito bonita e, quando o cão está atento, assume uma expressão bastante chamativa.

A cabeça é robusta, e as orelhas grossas acompanham lateralmente o formato do crânio. Na raça, o focinho é largo e se destaca.

Mesmo quando está alerta, o Labrador Retriever não deixa de demonstrar a sua vivacidade. Suas expressões faciais são sempre gentis e bastante simpáticas e, os olhos escuros e brilhantes complementam essas características de maneira graciosa.

No que diz respeito à pelagem, o Labrador possui duas camadas de pelos curtos, lisos e densos. A camada mais externa é composta por fios mais grossos e lisos.

A interna, por sua vez, é lanosa e suave, contribuindo para a impermeabilização do cão, que é essencial para a natação.

A cauda do Labrador também carrega uma pelagem semelhante a do restante do corpo, sendo mais grossa na sua base, afinando-se em direção à extremidade.

As características físicas do Labrador Retriever contribuem para que ele seja um excelente nadador, mesmo que tenha em torno de 57 centímetros de altura e peso entre 25 e 35 quilos.

Cores da pelagem do labrador

Cores-de-pelagem-do-Labrador-Retriever

Seguindo o padrão oficial da raça, o Labrador Retriever pode ter a pelagem preta, amarela ou chocolate.

Em todos os casos é desejável que os animais tenham a coloração completamente uniforme, ou seja, de apenas uma cor ao longo de todo o corpo.

Contudo, não é raro que animais tenham uma mancha branca no peito e, isso é aceitável. Mas em relação ao nariz, mucosas e almofadas das patas, devem ser escuros.

Da mesma forma, os olhos também devem ser escuros e brilhantes, podendo ser marrom ou, até mesmo, café.

Os exemplares que possuem a trufa do focinho, e mucosas despigmentadas não estão dentro do padrão oficial da raça, assim como os animais de olhos claros.

Ainda falando sobre o padrão da raça, o rabo deve ser grosso e musculoso na base, afinando-se em direção à extremidade.

Ele deve ser colocado em continuação ao corpo, sendo sempre reto. Assim, não são aceitos animais com a cauda enrolada ou elevada, por exemplo.

Personalidade do labrador

Personalidade-do-Labrador-Retriever

Se você conhece ao menos um Labrador Retriever, com certeza deve ter sido atraído pela personalidade alegre, ativa e sociável deste cão.

Muito ativos e divertidos, esses cães amam atividades aquáticas e se sentem super bem praticando diversos tipos de atividades ao ar livre.

O tutor de um animal desta raça deve estar super disposto a brincar sempre. Afinal de contas, um Labrador Retriever saudável parece estar sempre querendo diversão.

Seja brincando de buscar objetos no jardim, passeando no parque ou nadando um pouco na piscina, rio ou mar, o Labrador sempre vai poder se divertir com inúmeras atividades.

E é justamente por amar uma boa dose de diversão e, por ser uma animal extremamente inteligente, é que esta é uma das raças mais populares que existem.

A vontade desses animais de agradar às pessoas que o cercam é enorme, o que facilita a curva de aprendizado dos cães da raça.

Para estimular o animal a aprender basta oferecer carícias e petiscos quando ele corresponder às expectativas durante os treinos ou quando estiver brincando.

Cuidados com o Labrador Retriever

Cuidados-para-ter-com-o-seu-Labrador-Retriever

Em linhas gerais, o Labrador Retriever é um cão saudável, que não apresenta muitos problemas de saúde.

De qualquer maneira, existem vários cuidados que são importantíssimos para a saúde, bem-estar e longevidade do pet.

A seguir falaremos sobre vários deles para que você saiba como cuidar bem do seu animal de estimação.

Cuidados com a higiene

O Labrador Retriever é um cão que adora brincar e, por isso, muitas vezes pode se enfiar na lama, tomar muita chuva ou rolar por aí.

Se isso acontecer, pode ser que o animalzinho realmente precise de um banho, mas caso contrário, de um a cada dois meses é mais que o suficiente.

Lembrando que se estiver muito calor, você pode molhar o pet com a mangueira, mas evite usar sabão com frequência para não remover a oleosidade natural do corpo.

A escovação da pelagem deve ser feita ao menos uma vez por semana, mas dependendo da intensidade da queda de pelos, pode ser necessário escovar o animal até três vezes em sete dias.

Outro ponto de atenção nesta raça são as orelhas. Como elas são caídas podem acumular umidade.

Por isso, higienize a área pelo menos uma vez por semana usando gaze e uma solução específica para esta finalidade.

E sempre observe se a orelha está muito vermelha ou se o cão está coçando o local. Se isso acontecer, é bom levar o pet ao veterinário.

Atenção a problemas de saúde

Problemas-de-saude-Labrador-Retriever

Mesmo sendo animais saudáveis, os cães desta raça podem apresentar alguns problemas de saúde que demandam a atenção do tutor.

A displasia de quadril, por exemplo, é um problema muito comum, que leva a problemas articulares que causam dores e problemas de locomoção no pet.

A displasia de cotovelo também pode acontecer, deixando o animal com muita dor e, bem mais propenso a desenvolver artrite.

Também é possível que o cão desenvolva alguns problemas nos olhos, como catarata, glaucoma e inflamações em geral.

Tempo de passeio

Tempo-de-passeio-com-um-cao-da-raca-Labrador

Qualquer pessoa que se comprometa a ter um Labrador Retriever, deve ter em mente que este é um cão que tem muita energia.

Por isso, é fundamental estabelecer uma rotina diária de exercícios físicos e, preferencialmente, manter o animal em um local onde ele se movimente livremente.

O ideal é que o Labrador Retriever faça pelo menos uma hora de atividade física diariamente. E como a caminhada é benéfica para cães da raça, recomenda-se uma média de 3 quilômetros por dia.

Animais da raça amam nadar, por isso, se puder, deixe que o seu pet pratique este tipo de atividade também.

Manter uma boa rotina de exercícios e ter uma boa coleira é fundamental para que o cão mantenha a saúde física e mental em dia. Isso diminui os níveis de ansiedade do pet e, ainda evita que ele desenvolva obesidade.

Alimentação

Alimentacao-dos-Labradores

Se você quer cuidar bem do seu Labrador Retriever, deve ter uma atenção especial à alimentação do animal.

Como esta é uma raça ativa e de grande porte, necessita de um alimento de qualidade, que seja completo e forneça todos os nutrientes necessários para o pet se desenvolver bem.

O ideal é que o Labrador Retriever tenha a alimentação baseada em uma ração Super Premium adequada para o seu porte e faixa etária.

Como a raça tem tendência a engordar, as porções precisam ser calculadas conforme as necessidades de cada animal. O médico veterinário é a melhor pessoa para te orientar em relação às porções diárias recomendadas.

Além disso, tenha cuidado com os petiscos, pois o Labrador tende a ser guloso. Não exagere nas quantidades e dê preferência a alimentos leves, como legumes e frutas, por exemplo.

Por fim, o Labrador Retriever costuma tomar bastante água. Então, lembre-se de deixar sempre pelo menos uma vasilha em um local fresco.

Dúvidas frequentes

Duvidas-sobre-a-raca-Labrador

Mesmo com tantas informações neste artigo, pode ser que você ainda tenha algumas dúvidas sobre o Labrador Retriever. Então, veja a seguir algumas dúvidas bem comuns sobre esta raça.

Qual o preço de um Labrador Retriever?

Primeiramente, é importante dizer que ao procurar um filhote de Labrador Retriever, você precisa valorizar bem mais a qualidade e a hereditariedade do que o preço especificamente.

Animais comprados de criadores especialistas na raça custam bem caro, mas nesse caso eles possuem um controle muito bom para diversas doenças.

Como esta é uma das raças mais populares e amigáveis que existem, é de se imaginar que esses pets sejam bastante procurados.

Atualmente, um filhote da raça pode custar de R$ 700 a R$ 4.500. Tudo depende da linhagem e do criador.

O Labrador Retriever solta muito pelo?

Sim. Esta é uma característica bem marcante do Labrador e, que todo mundo que pensa em ter um cão da raça precisa conhecer.

Sobretudo antes do verão e do inverno a queda se intensifica, sendo necessário escovar o cão constantemente para evitar ter tantos bolos de pelo soltos por aí.

O Labrador se dá bem com crianças?

Sim, o Labrador Retriever é um cão brincalhão e muito carinhoso, que adora ficar com as crianças.

No entanto, é importante que sempre haja um adulto por perto, uma vez que se trata de um cão de porte avantajado e pode acabar machucando uma criança pequena sem querer.

O Labrador Retriever pode viver em apartamento?

Sim. No entanto, esta resposta tem algumas ressalvas, uma vez que a raça tem muita energia e demanda atividades físicas frequentes.

Sendo assim, é fundamental que o tutor esteja disposto a passear diariamente com o animal, brincar com ele e dar bastante atenção no dia a dia.

Conclusão

Tudo-sobre-a-raca-Labrador

O Labrador Retriever é um cão incrivelmente alegre, inteligente e carinhoso. Com isso, ele é o pet ideal para a maioria das pessoas.

Mas é preciso ter em mente que ele necessita de bastante atenção e cuidados essenciais para manter sua saúde e bem-estar.

E aí, você acha que o Labrador Retriever seria um bom pet para você?  

Gostou da nossa lista?
0/5.0 (0 votos)
Tiago Dantas de Medeiros
Especialista em:
Itens de lazer
Atividades ao ar livre
Artigos esportivos
Formação:
Engenheiro de Produção formado pela UNIVESP
Minha expertise se funde com uma paixão por atividades ao ar livre e lazer, traduzindo-se em conteúdo cativante sobre camping, caminhadas e natureza. Certificado como Lean Six Sigma Black Belt, aplico precisão e meticulosidade em cada texto. Amante dos jogos e com experiência em consultoria, meu compromisso é trazer o melhor do mundo outdoor com uma abordagem centrada no leitor, criando uma experiência única e envolvente.
Deixe um comentário

O Outside360 é suportado por vocês leitores. Quando você compra através dos links em nosso site, podemos ganhar uma comissão como afiliado.