Melhores Botas para Trilha

Sem dúvida, as botas para trilha são um dos equipamentos mais críticos para quem gosta de aventuras, ou longas caminhadas.

Encontrando o par certo, com ajuste perfeito o ajudarão a encarar trilhas e desafios com um sorriso no rosto, as botas de baixa qualidade farão você se arrepender da compra a cada passo dado.

É muito importante que as botas escolhidas tenham o preenchimento, ajuste e a proteção correta antes para seus pés.

E pensando em te ajudar e facilitar a sua vida, separamos os tópicos que mais importam na hora de comprar uma bota para trilha e recomendamos as melhores disponíveis para compra no mercado brasileiro.

Melhores Botas para Trilha de 2024

Botas de Trilha Top de Linha
Salomon Gore-TexSalomon Quest Element Gore-TexMelhor Bota para Hiking do MercadoR$ 1.156,00 na Amazon
Salomon X Ultra 3Salomon X Ultra 3 Mid GTXMelhor Bota para Poucos Dias de CaminhadaVerificar disponibilidade
Skechers_Relment-Pelmo_-_tabelaSkechers Relment-PelmoMelhor Bota para Trajetos Rápidos com Maior ConfortoVerificar disponibilidade
Botas de Trilha Custo Benefício
Snake_Dry_Stone_II_-_tabelaSnake Dry Stone IIMelhor Bota para Trilha Custo BenefícioVerificar disponibilidade
Columbia_Newton_Ridge_Plus_Li_-_tabelaColumbia Newton Ridge Plus LiMelhor Bota para Trilhas Multi-TerrenosR$ 671,57 na Amazon
Botas de Trilha mais Acessíveis
Snake_Zodiac_II_-_tabelaSnake Zodiac IIBota Boa e Barata para Trilhas SecasVerificar disponibilidade

Assim como escolher a barraca certa ou definir qual o saco de dormir correto para ter uma boa noite de sono, as botas serão suas principais aliadas durante o dia, para suportar longas caminhadas nas trilhas em meio a mata fechada ou subidas e descidas em terrenos montanhosos.

Convenhamos que não vale a pena arriscar estragar um dia ou uma longa caminhada até algum acampamento ou atividade por estar com os pés todo machucados no final do percurso. Ninguém merece né.

Guia de compra: Como escolher a melhor Bota para trilha para Você?

Com tantas opções e modelos disponíveis no mercado, como você pode escolher a bota certa que combine com as suas necessidades?

Elas são uma parte crucial do equipamento e você precisa saber o básico de como escolher suas botas de maneira certa antes de fechar o pedido.

Bem, como você já sabe existem diversos modelos e marcas de botas, mas para escolher as melhores botas depende em grande parte do tipo de caminhada que você planeja fazer e nos equipamentos que espera carregar durante o percurso.

Além disso, muito depende do clima e do terreno também, bem como a duração da caminhada.

Dicas para escolher o calçado certo e evitar as famosas bolhas no pé

Imagine que você esteja andando em uma trilha onde existem diversos obstáculos como pedras soltas, lama, água, troncos caídos, enormes pedras para seres escaladas.

Seu pé deverá estar justo o suficiente para não se mover quando você anda, mas você ainda terá que mover seus dedos sem que eles toquem a frente da bota, ou seja, seus dedos não devem estar esmagados nas laterais ou contra o topo.

Para conseguir esse ajuste perfeito é muito importante que você experimente suas botas com as meias que provavelmente irá usar durante as caminhadas pois meias muito grossas ou muito finas podem fazer uma grande diferença no ajuste geral do calçado em seus pés.

De modo geral, uma boa meia adequada pode fornecer mais amortecimento, controlar a temperatura e aumentar o conforto.

Em geral, essas dicas nada mais são que coisas a se analisar antes de escolher o seu calçado para evitar aquelas bolhas irritantes e doloridas.

Sua meia está adequada?

Meias de algodão prendem a umidade ao lado de sua pele, o que pode causar atrito e bolhas em abundância. É por isso que você precisa ter em sua mochila meias de lã que absorvem umidade ou meias sintéticas especiais para caminhadas.

Muitos fabricantes de meias estão aperfeiçoando seus modelos e melhorando seu design sem costuras, com maior absorção, com encaixes sobre pés de forma a não deixar que se amontoem nos dedos ou no calcanhar, com uma espessura ideal não influenciando no encaixe do pé na bota.

O material utilizado para a confecção dessas meias foi previamente testado e tem na sua composição nylon, lã de merino e lycra spandex, portanto, escolha uma meia boa para suas caminhadas.

Palmilhas

Nem todos os pés se encaixam perfeitamente nos tamanhos de botas disponíveis, mas felizmente a maioria das botas permitem que suas palmilhas possam ser removidas para serem limpas e arejadas e além de facilitar a limpeza, isso também significa que você poderá substituí-las facilmente para obter o ajuste desejável.

As palmilhas que você pode comprar avulso são normalmente grandes em comparação como os pés e você terá que ajustá-la ou até cortá-la. Tome muito cuidado ao cortar, pois não há como desfazer se você cometer um erro e cortar demais.

Como comprar uma boa bota: Passo a passo

Aqui estão algumas dicas interessantes para orientá-lo e te ajudar ao comprar suas botas para trilha.

Trate bem seus pés

As botas podem ser caras, mas é fundamental que você invista em botas de alta qualidade.

Se você optar por algo mais barato, é mais provável que costuras ou tecido rasguem, sua sola pode desgastar ou não resistir a trilhas pesadas e além disso pode ser que elas não cumpram as exigências de serem à prova d’água.

Sua melhor opção é comprar uma bota de primeira linha que você encontra nas lojas especializadas em artigos esportivos.

Agora, se optar em comprar sua boa online, certifique-se de saber se sua escolha se ajusta aos seus pés, você poderá fazer um teste em uma loja antes de efetuar a compra e ainda comparar os preços, caso opte pela compra online, faça esse compra bem antes de uma aventura, para que você tenha tempo o suficiente para efetuar a troca caso necessário.

Impermeável ou não-impermeável

Tudo depende do seu planejamento, se estiver incluído no seu trajeto muitos córregos ou até rios, considere comprar botas impermeáveis, mas não se esqueça que elas são muito quentes pois sua estrutura impermeável não permite que o seu pé respire e isso fará com que seus pés fiquem muito mais quentes.

Então, pense bem nas condições que você enfrentará na grande maioria das suas caminhadas.

Solado

Quase todas as botas utilizadas para caminhadas têm solas de borracha que proporcionam uma boa aderência em praticamente qualquer tipo de trilhas e tem uma boa tração.

Sola macia

Tênis de passeio ou corridas em trilhas, botas de caminhadas mais leves tem uma sola macia e são normalmente destinadas para uso menos agressivo do que outras botas mais robustas.

Estas botas são flexíveis, leves e proporcionam conforto enquanto você caminha por trilhas.

As entressolas permitem que o pé consiga se envolver nas pedras ou raízes que você encontra pelo caminho, este tipo de sola não suporta muito peso e são mais indicadas para caminhadas mais leves.

Sola dura

Existem dois tipos de botas de sola dura: trilhas normais ou montanhismo, ambas usam solas mais duras e mais resistentes.

As botas usadas para trilhas são mais resistentes e suportam cargas mais pesadas, nem por isso deixam de ser flexíveis e leves para enfrentar trilhas com vários obstáculos.

As botas de montanhismo têm um solado muito forte e duro como deveriam ser para suportar a difícil missão de subir e descer montanhas.

Não são indicadas em caminhadas justamente por ter um solado com pouca flexibilidade.

Tipos de entressola

A grande maioria das botas utiliza espuma de EVA, PU ou uma combinação das duas em sua construção.

O EVA é mais utilizado nas botas de caminhada leve ou aquelas trilhas com uma dificuldade média, podemos dizer que essas entressolas podem variar de super macias utilizadas em caminhadas mais leves sem muitos obstáculos,  para levemente rígidas e suportar terrenos mais complicados.

Já o PU (ou poliuretano) é mais duro e rígido, Essa espuma é durável, porém, muito menos flexível por isso são mais indicadas para lidar com cargas mais pesadas.

Parte superior

Dependendo o material utilizado irá afetar o peso, a respirabilidade, durabilidade e a resistência a água.

  • Couro nobuck – botas que utilizam este material são flexíveis, duráveis e resistentes à água e a abrasão.
  • Couro sintético – são botas com um preço mais acessível, elas são mais leves que as botas com couro, não são muito resistentes, quebram com facilidade.
  • Couro de grão – tem uma excelente durabilidade e boa resistência à água mas são mais pesadas, não permitindo que os pés respirem. Agora se o curo de grão for dividido com o nylon ou a malha de nylon, pode oferecer uma boa respirabilidade.
  • Membrana impermeável – desenvolvida para permitir que a bota seja totalmente à prova d’água e respirável ao mesmo tempo. É o que há de mais moderno atualmente.

Existem diversos fatores que determinam que tipo de bota é a ideal para você, considere todas as variações acima e defina qual é o par certo de botas para você desfrutar todas as maravilhas que a natureza proporciona.

Bota ou tênis? Qual a melhor opção?

Cada um de nós tem suas próprias opiniões e necessidades individuais quando se trata de deixar seus pés confortáveis.

Existem um monte de tênis ou botas que certamente irão vestir seus pés confortavelmente, mas irão atender suas necessidades.

Enquanto muitos usuários preferem utilizar tênis para suas caminhadas, outros optam por botas. Confira agora mesmo os prós e contras de cada um deles.

Botas para caminhada

Pros

  • Impermeáveis, mantém o pé seco
  • Modelos flexíveis com boa estabilidade
  • Ajuste perfeito
  • As solas são grossas, resistentes e protegem os pés
  • Os frisos do solado fornecem uma boa tração na lama ou nas superfícies escorregadias
  • Evita entrada de sujeiras na parte superior
  • Excelente suporte de tornozelo para cargas pesadas
  • Independente do terreno ou dos desafios elas são parrudas
  • Fornecem uma boa proteção contra animais peçonhentos
  • Durabilidade
  • Diversos modelos para várias finalidades
  • Excelente proteção para os dedos

Contras

  • Demoram muito para secar
  • Alguns modelos são muito pesados
  • Difícil de correr
  • Botas com pouca ou nenhuma ventilação, bolhas e pés suados
  • Todos os modelos requerem um período de adaptação

Tênis híbrido para caminhada

Pros

  • Ideal para longas caminhadas
  • Boa flexibilidade e muito confortável
  • Permite movimentos rápidos
  • Excelente tração em trilhas moderadas
  • Quando molhados secam rapidamente
  • Requer pouca ou nenhuma adaptação
  • Boa ventilação para os pés
  • Corra o mais rápido que puder
  • Bom apoio para cargas leves
  • Alguns modelos tem uma boa proteção para os dedos

Contras

  • Pouca ou nenhuma tração na lama ou pedras molhadas
  • Modelos com pouca ou nenhuma proteção para os dedos
  • Sujeira se acumula na parte superior
  • Nenhum apoio para o tornozelo
  • Não são à prova d’água, caso tenham alguma proteção, podem ser resistentes a pequenos córregos
  • Pouca ou nenhuma proteção contra animais peçonhentos
  • Não tem a mesma duração das botas o desgaste é mais rápido

Recomendações e dicas extras

As botas de caminhada foram projetadas para durar, mas como elas serão expostas constantemente a umidade, barro e o uso diário e necessário que você tome alguns cuidados, segue algumas dicas importantes de como cuidar bem delas.

Limpando as botas

  • Limpe suas botas logo após as caminhadas, principalmente as impermeáveis, não é uma boa ideia jogar seus companheiros no armário e esquecê-las.
  • Sempre retire os cadarços e retire toda a sujeira solta com uma escova macia, caso tenha barro endurecido na sola, deixe o solado de molho um pouco e use uma escova (cerdas) um pouco mais dura.
  • Sempre utilize produtos recomendados pelo fabricante para a limpeza, caso não tenha utilize sempre sabão em barra neutro, detergentes não são indicados.
  • Cuide para não molhar a bota internamente, claro, se não estiver muito suja, retire a palmilha e assim como os cadarços lave-os separadamente.
  • Internamente, limpe suas botas com um pano úmido, para facilitar utilize água morna, se necessário uma escova com cerdas macias para retirar o a sujeira mais grossa.
  • Nunca coloque suas botas na máquina de lavar.
  • Não esqueça de enxaguar bem com água limpa para finalizar.

Secando as botas

  • Coloque suas botas em um ambiente com boa ventilação, cuide para não ficar exposto a luz do sol, não utilize o secador de cabelo ou forno.
    Esta é uma maneira infalível de danificar suas botas e ter que comprar um novo par de botar devido a um erro bobo.
  • Você poderá aplicar uma proteção (hidratantes) extra enquanto ainda estiver secando, ou quando já estiver seca.
    As botas à prova d’água precisam ser impermeabilizadas, escolha um bom produto para impermeabilização estes podem ser aplicados quando suas botas ainda estiverem molhadas, geralmente estes tratamentos são feitos em botas de couro como camurça ou nobuck.
  • Se você estiver com muita pressa, use um ventilador.
  • Outra dica interessante é colocar jornal nas botas para acelerar o processo de secagem, trocando os jornais quando estiverem úmidos.

Antes de guardar

O correto é sempre fazer uma análise das botas antes e depois da caminhada, verifique se os cadarços não estão gatos ou danificados, como estão as palmilhas.

No retorno da trilha dá uma geral na bota olhe se não tem costuras abertas ou cortes que podem ter sido ocasionados em uma pedra, o solado está ok, faça os consertos necessários ou compre os itens a serem substituídos antes de sair para a próxima aventura.

Guardando suas botas

Quarde suas botas limpas e secas em um ambiente bem arejado e seco, preferencialmente em um local onde a luz do sol não reflita diretamente sobre elas.

Não coloque suas botas dentro de um saco plástico, elas ainda podem ter um pouco de umidade, você não quer que elas tenham aquele cheiro ou estejam mofadas.

Quais são as melhor botas para trilha?

Agora que você já entende um pouco mais sobre as botas para trilha, separamos alguns modelos que irão lhe ajudar na hora de escolher a melhor bota para trilha de 2024 para você.

Botas de Trilha Top de Linha

1. Salomon Quest Element Gore-Tex

Melhor Bota para Hiking do Mercado

Salomon Botas de caminhada masculinas Quest Element Gore-TEX, Preto/verde líquen profundo/verde oliva, 10.5

  • Material: couro nobuck e borracha
  • Tamanhos: 36 ao 50
  • Cores: 2
  • Palmilha: Sensifit
  • Diferencial: à prova d’água

Com boas opções de tamanho e cores, esta bota de trilha tem ajuste preciso, estabilidade e aderência para garantir um caminhar seguro.

Ela pode ser usada até em terrenos mais acidentados, já que tem estrutura Gore-Tex. Ou seja, garante conforto e proteção em cada detalhe.

Inclusive, ela reduz a fadiga nos pés e tem solado Contagrip, que adere às superfícies molhadas, duras, secas ou soltas.

Com isso, essa é uma das botas de trilha para todas as situações e terrenos, já que também tem tecido impermeável.

Vale saber que sua entressola é de dupla densidade, com maior amortecimento e movimentos mais leves e controlados.

Também é um destaque do modelo a espuma de alto desempenho em EVA que atenua o impacto e a sua malha que evita o acúmulo de detritos entre o pé e a palmilha.

Quer mais? Ele não é refletivo, sendo discreto para uso tático, por exemplo. Por ser de couro, tem alta resistência e durabilidade, com forro macio e ganchos bem fechados, evitando que o cadarço enrosque em algo.

PrósContras
É impermeávelPreço muito elevado
Cadarço não agarra em detritos 
Tem proteção contra detritos entre palmilha e pé 
Alta durabilidade e resistência 
Muitas opções de tamanhos 

2. Salomon X Ultra 3 Mid GTX

Melhor Bota para Poucos Dias de Caminhada

Salomon X Ultra 3 Wide Mid GTX Botas de caminhada masculinas, Castor cinza/preto/verde enxofre, 11.5

  • Material: couro
  • Tamanhos: 39 ao 44
  • Cores: 2
  • Palmilha: Ortholite com EVA injetado
  • Diferencial: à prova d’água

Já este modelo tem tração eficiente até para trilhas mais pesadas e terrenos acidentados. Ela é pensada para uso em qualquer situação, já que é impermeável e resistente.

Inclusive, sua estrutura interna e externa evitam o acúmulo de resíduos, como lama e água, por exemplo.

Na frente, a bota de trilha tem uma biqueira de borracha, que protege os dedos dos pés. Já em toda a confecção, está presente a tecnologia Gore-Tex Performance Comfort, que evita a umidade e dá maior respirabilidade.

O solado também é do tipo Contagrip, com agarras externas, ideal para trekking, hiking e descidas difíceis.

A palmilha, do tipo Ortholite também merece destaque, pois protege os calcanhares, dá conforto e aumenta a estabilidade.

Outro ponto positivo é que ela é relativamente leve, somente 480 g no tamanho 40 e tem cano médio, adequado para a maioria das necessidades.

Além disso, saiba que ela oferece boas opções de cores, como azul, castor cinza com preto e verde enxofre.

PrósContras
Palmilha protege os calcanharesPreço elevado
É impermeável 
Leve, confortável e resistente 
Biqueira de borracha protege os dedos 
Tecido respirável e que evita a umidade 

3. Skechers Relment-Pelmo

Melhor Bota para Trajetos Rápidos com Maior Conforto

Skechers Bota de caminhada masculina Relment-Pelmo, Preto, 11

  • Material: couro e camurça
  • Tamanhos: não informado
  • Cores: 4
  • Palmilha: almofadada Skechers Memory Foam
  • Diferencial: à prova d’água e espuma de memória

Estilo robusto e conforto são as principais características dessa bota de trilha da Skechers. Ela tem amarração por cordões que aumentam sua fixação aos pés, ampliando também a segurança.

Além disso, ela tem palmilha acolchoada com espuma de memória resfriada a ar, oferecendo mais conforto, inclusive térmico.

Como os demais modelos que você conheceu, esta também é impermeável, além de ter boas opções de cores. Entre elas, preto, marrom com bege, marrom com cinza e toda cinza.

Outra característica interessante é a tecnologia Relaxed Fit usada no design, que deixa um espaço maior para os dedos do pé e o antepé, sem perder nada em segurança.

Assim como, ela tem acabamento em camurça com detalhe em mesh e cabedal sintético.

Já o solado é de borracha flexível, com alta tração, ideal para qualquer trajeto e terreno, inclusive acidentados.

Assim como, ela tem salto de 1,5 polegadas e altura de eixo de 3 polegadas, fechando o pacote conforto e segurança.

PrósContras
Tem espuma de memória internamenteNão deixa claro todos os tamanhos disponíveis
É impermeável 
Alto conforto e proteção para os pés 
Bom conforto térmico 
Amarração evita que cadarço prenda em algum anteparo 

Botas de Trilha Custo Benefício

4. Snake Dry Stone II

Melhor Bota para Trilha Custo Benefício

Bota Dry Stone II - 39, Preto Snake

  • Material: couro
  • Tamanhos: 36 ao 45
  • Cores: 3
  • Palmilha: não informado
  • Diferencial: à prova d’água

Outra bota de trilha interessante, com preço mais acessível, mas conforto e segurança garantidos, é esta da Snake.

Ela tem tecido impermeável e respirável, além de tecnologia de gerenciamento térmico, ampliando o conforto e evitando a umidade.

O modelo conta ainda com ganchos articulados, cadarço com travas para amarração e fixação e estrutura de proteção em camadas.

Assim como, possui biqueira de borracha, que protege mais os dedos, e forração interna também impermeável e respirável.

Já o solado é de borracha, com entressola de EVA e tecnologia italiana Vibram. Por tudo isso, ela é indicada para expedições, montanhismo e caminhadas longas.

Inclusive, saiba que ela tem certificado pela norma NBRISO 20.344 e conta com cores como marrom, preto e cinza.

Sem dúvida tecnologia é o sobrenome desse produto, mesmo sendo mais acessível. Afinal, ele ainda tem a NO-P, que protege o pé de objetos perfurantes e a Hidrofobic, que modifica a estrutura molecular do couro e o torna mais resistente.

E, ainda, conta com fabricação em três camadas para estruturação, acolchoamento e microclima.

PrósContras
Solado é ideal para qualquer terreno e de alta traçãoNão deixa claro material e tecnologia da palmilha
Tem biqueira em borracha, protegendo os dedos 
Conta com diversas tecnologias exclusivas de proteção e conforto 
É impermeável 
Tem estrutura em camadas  

5. Columbia Newton Ridge Plus Li

Melhor Bota para Trilhas Multi-Terrenos

Columbia Sapato masculino Newton Ridge Plus Ii camurça impermeável caminhada, Alce/vermelho montanha, 10.5

  • Material: couro revestido em PU e camurça
  • Tamanhos: 38 ao 44
  • Cores: 3
  • Palmilha: não informado
  • Diferencial: à prova d’água e alto retorno de energia

Também com tecnologia aprimorada, esta é uma bota de trilha ideal para qualquer terreno e clima, até os mais acidentados e variáveis.

Ela é impermeável e tem entressola leve, com amortecimento superior e alto retorno de energia.

Além disso, sua sola tem alta tração, com sistema OMNI-GRIP, sendo adequada para terrenos com pedras, irregularidades, gelo e até neve, por exemplo.

Da mesma maneira, ela é feita com materiais de alta qualidade, com estrutura que protege o pé por completo.

Prova disso, são seus cadarços com garras e ajuste seguro e o fecho ajustável para deixá-la bem fixa aos pés.

Durabilidade também não falta, já que ela tem metal e costura selada como parte da sua confecção. Dessa forma, ela suporta lama, chuva, sol e muito mais.

Quanto ao design, vale saber também que seu cano tem 12 cm aproximadamente e, entre as cores disponíveis, estão o preto, marrom e cinza. Assim, você pode escolher o que mais combina com seu estilo.

PrósContras
É impermeávelPodia ter mais opções de tamanho
Ideal para diversos terrenos, inclusive acidentados e irregularesNão deixa claro material e tecnologia da palmilha
Estrutura reforçada 
Tem alto retorno de energia e tração 
Amortecimento superior 

Botas de Trilha mais Acessíveis

6. Snake Zodiac II

Bota Boa e Barata para Trilhas Secas

Bota Zodiac II - 38, Marrom Snake

  • Material: couro e poliéster
  • Tamanhos: 35 ao 45
  • Cores: 2
  • Palmilha: em gel Techmicro
  • Diferencial: à prova d’água

Para fechar, também da Snake, este modelo segue os demais, sendo impermeável e altamente resistente.

Seu tecido é respirável, com cabedal em couro hidrofugado e tecnologia de gerenciamento térmico.

Além disso, ele tem construção e proteção em camadas, com biqueira de borracha, que protege os dedos, e forração interna em poliamida com tecnologia Dry System, que evita a umidade.

Já o solado conta com a tecnologia italiana Vibram, com compostos especiais para aumentar a segurança e conforto em terrenos variados.

Entre eles, borracha e entressola em EVA, para proteger a sola dos pés e aumentar o conforto.

Vale saber que ela também tem certificação pela norma NBRISO 20.344, com versões em preto e marrom.

Assim como, é fabricada com tecido tecnológico, com fibras de alta tenacidade, textura leve e durável.

Afinal, também tem a tecnologia Hidrofobic, com um composto inserido na fibra do couro que muda a estrutura molecular e aumenta a resistência.

PrósContras
Possui várias tecnologias de conforto e proteçãoPara nós, não foram encontrados aspectos negativos
Tem tecido tecnológico e altamente resistente 
Conta com certificação NBR ISO 20.344 
É impermeável 
Biqueira é de borracha, protegendo os dedos 

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha sanado todas as possíveis dúvidas que possam surgir ao escolher a melhor bota para caminhada. Caso ainda tenha qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.

Haaaaa, caso esteja precisando de um bom saco de dormir, uma boa barraca para acampamento e por que não um bom tênis de corrida selecionamos os melhores.

Gostou da nossa lista?
5/5.0 (1 votos)
Elemar Berwanger
Chefe Escoteiro e corredor amador
Especialista em:
Camping e trilhas
Corridas
Caminhadas
Formação:
Graduado em Administração
Com sólida formação em Administração e vasta experiência, minha vida é um cruzamento entre o profissionalismo e a paixão pelo ar livre. Servindo como Chefe Escoteiro e Sênior por mais de uma década, sou também um corredor fervoroso, participando de diversas corridas. A natureza e os esportes movem minha alma, e meu propósito é inspirar e auxiliar os demais em cada trajeto.

24 comentários em “Melhores Botas para Trilha”

  1. Olá… eu fiz uma caminhada de 9 dias em terreno relativamente regular e senti muito pela falta de amortecimento do tênis. Hoje minha grande preocupação para a próxima aquisição é achar um calçado que me garanta uma excelente e confortável caminhada. Me indicaram o tênis Nimbus 23 Asics. Há algo extremamente confortavel com gel na sola em botas tb? Ou eu poderia investir nesse tênis mesmo? Muito obrigada pelo retorno e parabéns pelo site.

    Responder
    • Olá Morgana!
      Depende muito do terreno e da frequência que você faz tais caminhadas. Caso o seu uso seja mais frequente e tenha contato com terrenos montanhosos bem irregulares ou trilhas na mata fechada, realmente a aquisição de uma bota para trilha é uma excelente alternativa. E sim, geralmente essas botas são projetadas literalmente para durar, então ganham alguns bons pontos positivos tanto em conforto quanto em durabilidade.
      Abraço!

      Responder
  2. SE VC TIVESSE GRANA, E TIVESSE QUE ATRAVESSAR O DESERTO, MONTANHAS E VALES, QUAL BOTA VC ESCOLHERIA, A THE NORTH FACE MODELO FUTURELIGHT OU A SOLOMON -X ULTRA TRECK GTX

    Responder
    • Olá Giovanni!
      Sem pensar no quesito orçamento, dentre as botas que você citou, acho que eu iria com a Solomon X Ultra Treck hein, é uma excelente bota para trilha, que iria te atender em várias situações.
      Abraço!

      Responder
    • Olá João!
      Pelo que vi ela é um modelo bem semelhante a bota da Timberland que recomendamos em nosso artigo, então me parece ser uma opção bem confortável e duradoura também.
      Ainda vou avaliar mais esse modelo e quem sabe incluí-lo em nossa lista também, mas como uma avaliação inicial, me parece uma boa bota para fazer suas trilhas.
      Abraço!

      Responder
  3. Oi, estou buscando uma bota para trilha e rapel, que tenha boa aderência.
    Você indica algum modelo feminino até uns 250,00? Nessa faixa dá para achar um impermeável?

    Responder
    • Olá Gabriela!
      Nessa faixa de preço, acredito que a Bull Terrier Cindy te atenderia bem, é uma bota bem leve e confortável para você usar nas suas trilhas.
      Nessa faixa de preço, é difícil encontrar modelos realmente duráveis e confortáveis que sejam impermeáveis, mas se está disposta a investir um pouco mais, te recomendo dar uma olhada nos modelos de botas femininas de marcas como Columbia, Salomon e Timberland.
      Abraço!

      Responder
    • Olá Máyra!
      Confesso que não conhecia esse modelo mas pelo que avaliei aqui ela me parece ser uma excelente opção custo x benefício. Já incluí ela em nossa lista aqui para ser avaliada e quem sabe incluída futuramente em nosso artigo.
      Abraço!

      Responder
    • Olá Alisson!
      A Columbia Redmond (modelo V2) é uma bota bem confortável e com impermeabilização razoável. Em geral é uma bota intermediária, o que não combina com o seu preço que geralmente é altíssimo e isso acaba tornando o modelo bem inviável.
      Já a Quechua MH 500 me parece uma opção mais adequada, pois além de ser mais confortável, ainda tem um custo benefício muito melhor.
      Abraço!

      Responder
  4. Olá! Em relação à Bota Timberland Chochorua 6″ Ls, gostaria de saber porque voc citou “para homens”. Para mulheres voce nao indica? Sabe se ela é muito mais pesada que as outras? Obrigada! Claudia

    Responder
    • Olá Cláudia!
      Estamos atualizando esse artigo e vamos incluir uma nova seleção de modelos tanto para o público feminino quanto masculino, para facilitar na hora de escolher os modelos disponíveis no mercado.
      Mas quanto a sua dúvida, esse modelo em si ele tem um formato maior, por isso é mais indicado para o público masculino, mas ela tem essa versão aqui que é uma voltada para mulheres, com um design um pouco diferente e uma seleção menor de tamanhos.
      Abraço!

      Responder
  5. Entre a Salomon e a The North Face Ultra Fastpack II Mid GTX….qual vc recomendaria para trabalho áreas de floresta amazônica?

    Responder
    • Olá Levi!
      Eu manteria a minha indicação no modelo da Solomon, é uma bota realmente confortável e durável para utilizar. Caso esteja em busca de modelos da North Face, recomendo dar uma olhada em modelos acima da North Face Ultra Fastpack IV.
      Abraço!

      Responder
    • Olá Luiz!
      Excelente dica, já anotei aqui para incluir esse ponto em nosso comparativo, obrigado pela sugestão.
      Abraço!

      Responder
  6. Boa noite! Qual melhor modelo para o caminho de Santiago de Compostela? Provei a última da The North Face, a Ultra Fastpack IV e adorei, porém achei super cara. Indicam alguma outra?

    Responder
    • Olá Carla!
      Agradeço o comentário aqui no site e a paciência também, teve uma grande leva de comentários e até ajudar todo mundo demora um pouquinho haha.
      Infelizmente esse tipo de botas são caras mesmo, mas se quiser economizar um pouco, já recebi feedbacks bem positivos do coturno feminino Adventure, um modelo bem baratinho mas que cumpre o que promete.
      Abraço!

      Responder
  7. Boa noite,
    Os modelos apresentados também teriam para a versão feminina como as melhores para 2020?
    Como vou subir o Monte Roraima, estou pesquisando sobre botas.
    Porque, estou acreditando que o texto foi voltado para o público masculino.

    Responder
    • Olá Tania!
      Agradeço o seu comentário aqui no blog e concordo com você, temos uma defasagem em modelos femininos, mas já estou reestruturando o artigo para conseguir abordar mais modelos tanto para homens, quanto para mulheres e até para crianças que gostam de se aventurar com os pais em pequenas trilhas hehe.
      Abraço e continue acompanhando que logo logo teremos novidades bem bacanas aqui no site!

      Responder
Deixe um comentário

O Outside360 é suportado por vocês leitores. Quando você compra através dos links em nosso site, podemos ganhar uma comissão como afiliado.