Os 6 Melhores Tênis para Caminhada em 2020

Escrito por | Atualizado em

Caminhar é uma ótima forma de se exercitar sem gastar muito dinheiro e que praticamente todos podem fazer. Pensando nisso, é importante, tanto quanto em qualquer outro esporte, utilizar o equipamento correto, nesse caso, o tênis correto. Com este artigo temos o objetivo de ajudá-lo a escolher o melhor tênis para caminhada para você e seu tipo de atividade.

Melhores Tênis para Caminhada 2020

ImagemModeloDescriçãoMelhor Preço
Tênis Saucony Kinvara 9Saucony Kinvara 9Melhor Tênis de Caminhada FemininoCompre na Amazon
Tênis Nike Air Pegasus 35Nike Air Zoom Pegasus 35Melhor Tênis de Caminhada MasculinoR$ 399,99 no Centauro*
Tênis Asics Gel Contend 4 AAsics Contend 4Melhor Tênis para Caminhada Custo Benefício (Masculino)Compre na Amazon
Asics Contend 4Melhor Tênis para Caminhada Custo Benefício (Feminino)Compre na Amazon
Tênis Asics Gel DS Trainer 22Asics Gel-DS Trainer 22Tênis para Caminhada Mais Versátil (Masculino)Compre na Amazon
Tênis F Asics Gel DS 22Asics Gel-DS Trainer 22Tênis para Caminhada Mais Versátil (Feminino)Compre na Amazon

É importante que você entenda a importância de se procurar por um tênis específico de caminhada e não de corrida, pois pode parecer que eles são muito similares, mas na prática não.

Então invista um pouco mais em tênis mais específicos, que possam evitar dores, lesões e instabilidade na sua prática rotineira.

Por que comprar um tênis de caminhada e quem precisa de um?

A primeira característica que difere o tênis de corrida do de caminhada é que cada um é feito de acordo com a forma que as pessoas se movimentam na hora da prática daquela atividade específica.

Quem está caminhando tem primeiro contato do calcanhar com o solo e vão mais suavemente deslizando o resto do pé.

Já os corredores têm o primeiro impacto na entressola e precisam que o calcanhar amorteça o impacto, sendo assim, essa parte é mais alargada para dar estabilidade. Os tênis de caminhada não precisam dessas camadas a mais.

Outra questão é na hora de flexionar, pois o tênis de caminhada precisa ser flexível na parte da frente do pé. Caso contrário pode causar dores nas canelas, pois você estará tentando flexionar e o tênis estará combatendo isso, gerando um trabalho excessivo e desnecessário.

É essencial que quem tem o costume de caminhar todos os dias ou goste de fazer trilhas tenha um tênis adequado a isso. Principalmente quando se trata da sua saúde, pois um sapato errado pode vir a causar vários problemas, inclusive na sua coluna. Você deve pensar que este é um equipamento para suas aventuras, assim como qualquer outro, como mochila, cantil, etc.

Procure sempre comprar seu calçado em lojas esportivas, que estão acostumadas a ajudar os clientes a encontrar este tipo de sapato. E busque o modelo que encaixar mais anatomicamente no seu pé, sem apertar e que você consiga ter boa mobilidade.

Guia de Compra: Como Escolher um Tênis de Caminhada?

A primeira coisa a se verificar é qual o seu tamanho de tênis na marca escolhida, pois mesmo que o seu número seja um, ele pode variar de marca para marca, pois as formas, muitas vezes, são diferentes, então nunca compre pela internet sem ter provado aquele modelo antes e escolha sempre os que se moldam melhor aos seus pés.

Seus dedos têm de estar bem confortáveis também, conseguindo mexê-los.

Você pode optar também por comprar seu calçado no final do dia, pois assim você terá a noção de como o tênis ficará depois que seus pés estiverem inchados e prove sempre com meia.

E não deixe de caminhar pela loja com o tênis para saber se ele realmente é confortável e não aperta os seus pés.

Solado

É bem importante que você procure tênis que tenham boa tração nas solas. Verifique se existem sulcos na parte de baixo do solado, pois como ela terá contato direto com o chão, é importante que crie tração, para ajudar na hora da caminhada, não deixando você escorregar ou cair.

Amortecedor

Cuide o material que é usado para fazer sua sola, certificando-se que tenham amortecimento. Essa parte do seu tênis tem que ser suave e confortável e aguentando bem o impacto do seu peso com o solo, é bom passar a mão e sentir o material também.

Os materiais mais indicados são gel, espuma e ar, os três fazem um bom trabalho de amortecimento e minimizam o impacto toda vez que seus pés atingem o solo.

Palmilha

Assegure-se de que o seu calçado terá uma boa absorção de impactos escolhendo palmilhas de qualidade.

Você deve sentir que está pisando em uma almofada, sendo assim, é realmente importante que as suas palmilhas se adaptem bem ao seu pé, pois o trabalho é absorver o impacto que o pé tem no sapato.

Se você achou um tênis que é ótimo em quase tudo, mas não tem palmilhas de qualidade, pode comprar separadamente uma melhor, em gel por exemplo, para que ofereça o suporte desejado na hora da caminhada.

Conforto

Pode parecer óbvio, mas o conforto do tênis é primordial na hora da compra. Para isso, é aconselhável adquirir eles no final do seu dia pois, a rotina de trabalho irá deixar você com os pés inchados e cansados facilitando na hora de sentir o conforto dos tênis.

Outra dica é realizar uma caminhada pela loja, testando a flexibilidade do calçado e se ele realmente está adequado com relação ao tamanho.

Cadarços

O cadarço de seus tênis precisam ser igualmente flexíveis e confortáveis. Para isso, é importante saber qual o melhor tipo de amarração para seu tipo de pé, podendo ser ele com pouco arco plantar, muito arco plantar, mais grosso, mais fino e, assim, não exite em perguntar ao vendedor qual a melhor forma de amarrar seu cadarço.

Respirável

É muito importante você avaliar a respirabilidade do tênis de corrida ou seja, enquanto você pratica exercício seu pé acabará suando e será fundamental você não possuir calçados que retém umidade, causando desconforto, dor e mau cheiro. Assim, procure tênis sempre com uma membrana fina e de pouca absorção de líquidos e umidade.

Ranking: Qual o Melhor Tênis para Caminhada?

Tênis Saucony Kinvara 9

1. Saucony Kinvara 9

Melhor Tênis de Caminhada Feminino

Um tênis é bastante leve com apenas 184 gramas e internamente possui reforço acolchoado no calcanhar.

É produzido com FlexFilm, um material resistente e sem costura, palmilha de EVA forrado e removível, além de solado de borracha TRI-FLEX que proporciona maior contato com o solado e flexibilidade.

Compre na Amazon
Tênis Nike Air Pegasus 35

2. Nike Air Zoom Pegasus 35

Melhor Tênis de Caminhada Masculino

Este modelo também preza pela leveza com 249 gramas, com palmilha de EVA forrado e removível, solado de borracha, entressola de espuma e cabedal produzido com Mesh (fibras de malha com tramas abertas).

Compre no Centauro por R$ 399,99*
Tênis Asics Gel Contend 4 A

3. Asics Contend 4

Melhor Tênis de Caminhada Custo Benefício

Este modelo possui as mesmas características nos modelos masculino e feminino, possuindo apenas alteração de valor.

Produzido com material sintético, possui entressola em EVA com amortecimento em gel e solado de borracha.

Este tênis possui peso médio de 230 gramas, variando conforme a numeração.

Masculino Compre na AmazonFeminino Compre na Amazon
Tênis Asics Gel DS Trainer 22

4. Asics Gel-DS Trainer 22

Melhor Tênis de Caminhada Mais Versátil

Este tênis também possui as mesmas características nos modelos masculino e feminino.

Desenvolvido com tecnologia Fluid Fit, seu cabedal é composto com um tecido leve e confortável, o Mesh auxilia na circulação de ar e o amortecimento conta com a tecnologia FlyteFoam que em conjunto com a entressola permite mais leveza e suavidade na passada.

Possui palmilha de EVA forrado e removível, forro em tecido têxtil com reforço acolchoado no calcanhar, solado de borracha anti derrapante e cadarço simétrico.

Masculino Compre na AmazonFeminino Compre na Amazon

Conclusão

Como podem ver, a compra de um tênis para prática de exercício pode parecer simples, mas não é. Pequenos e importantes detalhes são fundamentais para você ter um boa experiência, evitar lesões e dor.

Desde o horário do dia em que realizará a aquisição, assim como a meia que você estará usando, o seu tipo de passada e o formato da planta de seu pé são apenas algumas das coisas que você deve deter atenção.

Não menos importante, você deve se ater ao material de confecção do tênis, seu solado e até o cadarço que o mesmo possui.

Assim, com todas estas dicas e detalhes esperamos ter conseguido ajudar vocês na hora da compra do seu primeiro ou novo tênis para caminhada.

E, caso ainda tenha dúvidas, não deixe de consultar o vendedor no momento da aquisição, para garantir 100% de satisfação na sua compra e futura experiência. .

Sobre o Autor: Elemar berwanger

Formado em Administração com vários anos de experiencia na área. Ex-chefe Escoteiro, aventureiro e explorador é um dos co-fundadores do Outside360, apaixonado pela natureza e buscando sempre ajudar os outros.

Deixe um comentário