Início » Aventura » Roupas e Calçados para Acampar » Melhores Tênis para Trilha

Melhores Tênis para Trilha

Descubra neste artigo quais são os melhores tênis para trilha na atualidade e aprimore a experiência das suas aventuras em campo!

Fazer trilha é uma forma de caminhar para explorar e desfrutar de tudo de bom que a natureza tem a oferecer. Mas para que essa seja uma experiência prazerosa é preciso tomar alguns cuidados, que incluem usar os calçados corretos para esse tipo de atividade.

Melhores Tênis para Trilha de 2021

Salomon Speedcross 5Salomon Speedcross 5Melhor Tênis para TrilhaR$ 949,00 na Amazon
Merrell Moab 2Merrell Moab 2Melhor Custo BenefícioCompre na Amazon
Salomon Trailster WSalomon Trailster W Melhor Tênis para Trilha FemininoCompre na Amazon
Salomon Speedcross 4Salomon Speedcross 4Melhor Tênis para Trilha MasculinoCompre na Amazon
INOV-8 Trail Talon 250INOV-8 Trail Talon 250Melhor Tênis de Trilha para CorridaCompre na Amazon
Columbia Redmond V2Columbia Redmond V2Melhor Tênis de Trilha ImpermeávelR$ 659,90 na Amazon
Adidas Kanadia TrailAdidas Kanadia TrailTênis para Trilha Bom e BaratoCompre na Amazon

Embora os tênis para trilha não sejam a primeira coisa que lhe vêm a cabeça quando se pensa em uma trilha, bons calçados proporcionam conforto aos pés e tornam toda a experiência muito mais prazerosa para quem a pratica.

Fazer trilhar definitivamente é divertido e empolgante. Esta atividade serve perfeitamente a quem deseja alguma ação e aventura na vida.

Todas as características de uma trilha, sendo ela cercada por rios de fluxo fresco, montanhas cobertas, a doce melodia distante dos pássaros próximos e a abundante em flora e fauna, podem ser fascinantes.

É importante que você saiba que existem diferentes tipos de tênis para trilha para diferentes experiências de trilha.

Você precisa estar certo que estará comprando um bom par de tênis de acordo com suas necessidades, o que torna sua experiência de trilha uma atividade memorável.

Um par ruim de tênis pode transformar a sua experiência de trilha em um verdadeiro pesadelo!

Sabendo disso, confira abaixo todas as informações que você precisa saber para escolher o par ideal de tênis para a sua trilha e também as melhores recomendações de modelos disponíveis no mercado atualmente.

Continue acompanhando e caso queira algo mais robusto, não deixe de conferir nosso artigo das melhores botas para trilha.

Guia de compra: Como escolher o melhor modelo de tênis para trilha

Questões importantes

É crucial saber a duração, o terreno e a carga que você carregará em sua trilha.

Você vai fazer uma trilha de 2 a 3 dias com uma mochila leve ou uma caminhada dura de vários dias com uma mochila pesada?

Durante a trilha, você estará caminhando com sua mochila, o que pesará em seus sapatos.

É fácil escolher o par certo de tênis para trilha tendo todos esses pontos em nossa mente.

Há uma variedade de calçados disponíveis dependendo do rigor e da natureza da sua trilha e saber as características da sua aventura certamente fará uma diferença e tanto em sua escola.

Algumas dicas

Ao escolher um par de tênis para trilha, fique atento(a) também a essas dicas:

  • O peso de seus tênis desempenha um papel importante no trekking ou na caminhada. Há um ditado que diz: meio quilo do pé equivale a cinco nas costas. Quanto mais pesadas os tênis, mais elas funcionam para suas pernas.
  • Água no tênis pode te causar problemas, como bolhas, odores e pés desconfortáveis. Por isso, comprar botas impermeáveis ​​para que nossos pés possam respirar e deixar escapar a transpiração é uma excelente opção.
  • Se seus tênis te oferecerem uma boa sustentação, eles não deixarão seus pés estirarem sob pressão e evitarão dores intensas. Você pode comprar palmilhas ortopédicas extras também.
  • As duas lesões que mais acontecem em trilhas são bolhas nos dedos e tornozelos torcidos. Um par de tênis certo apoia seu tornozelo para protegê-lo de qualquer tipo de lesão em terrenos mais acidentados.
  • Quando você está carregando uma mochila pesada, você precisa de flexibilidade e robustez para carregá-la nas costas. Em um modelo de tênis adequado para trilhas, a amplitude de movimento trabalha junto com um suporte para proteger seus pés contra tornozelos torcidos. Portanto, considere comprar um modelo de tênis com um bom suporte de carga.
  • Língua reforçada é o nome da língua conectada à parte superior para evitar pequenas pedras, sujeira, detritos e água que encontramos na trilha de caminhada.

Características fundamentais para escolher o melhor tênis para trilha

Tipo: Você tem uma variedade grande de opções, que vão de tênis que são ultraleves para trilhas a botas de montanhismo.

Componentes: Entender um pouco mais sobre o que se passa na parte superior, inferior, sola intermediária, sola externa e outras partes de um tênis pode ajudá-lo a refinar sua seleção.

Ajuste: Ninguém nunca amou um par de tênis mal ajustado. A diferença entre bolhas e felicidade é reservar um tempo para obter um ajuste perfeito.

Detalhes que fazem a diferença

Todo tênis para trilha possui 3 componentes principais em sua construção: a parte superior, a sola interior e a sola exterior.

Parte superior

A parte superior afeta o peso, a durabilidade e a resistência à água do calçado.

Do mesmo modo, estar atendo ao material da parte de cima também é importante para fornecer a ventilação adequada para seus pés.

A parte superior do calçado é composta principalmente por dois materiais: couro e sintético.

Os tênis de couro são a melhor opção para garantir durabilidade, proteção e conforto. Isso porque o tipo de couro afeta a estética e a capacidade de impermeabilização.

Couro integral, pele de porco e couro dividido são algumas opções disponíveis em couro.

No entanto, se você está procurando uma opção vegana para seus tênis, pode escolher o couro sintético, que tem a mesma funcionalidade do couro.

Sola interna

Como dizem por aí, “a sola é a alma do sapato”. Isso porque a sola é onde reside o conforto e a estabilidade de um bom tênis.

Essa parte define rigidez do tênis e amortecimento aos pés.

Portanto, uma sola deve ser dura o suficiente para protegê-lo de qualquer choque ao caminhar em terrenos longos e rochosos.

O material mais usado que você encontrará em sua sola é: EVA (Acetato de Vinila) e Poliuretano.

Sola externa

Essa parte de seu tênis define sua pegada durante a caminhada nas montanhas e também facilita sua caminhada por terra, trilha ou solo.

Quanto mais profunda e mais grossa for a sola, maior será o conforto para os seus pés.

Por fim, a zona de salto elevado na sola do sapato, também conhecida como ‘freio do calcanhar’, reduz sua chance durante as descidas íngremes.

Quais são os melhores tênis para trilha?

Confira a seguir uma lista com os melhores tênis para trilha que você irá encontrar em 2021:

1. Salomon Speedcross 5

Melhor Tênis para Trilha

Salomon Tênis de corrida masculino Speedcross 5 Trail, Folha de uva/preto/fantasma, 10

  • Tamanhos disponíveis: Até 45
  • Material da Sola: Borracha
  • Peso: 320 g

Como você já viu, encontrar o melhor tênis para trilha requer atenção e pesquisa. Entretanto, modelos como do fabricante Salomon se tornaram os favoritos de quem ama fazer trilhas.

Este modelo é redesenhado com saliências profundas e afiadas para uma melhor aderência e um cabedal mais dinâmico para melhor ajuste e estabilidade.

Além disso, este tênis para trilha conta com uma aderência agressiva, apoio preciso e proteção definitiva para o aventureiro que ousar desbravar as trilhas mais insanas do mundo afora.

2. Merrell Moab 2

Melhor Custo Benefício

Tênis de caminhada masculino Merrell Moab 2, Walnut, 11

  • Tamanhos Disponíveis: Até 44
  • Material da Sola: Sintético
  • Peso: 499 g

Há opções muito boas de tênis para trilha, mas que custam um preço mais elevado e que talvez não estejam de acordo com o seu orçamento. Este modelo da Merrell une o útil ao agradável, apresentando qualidade e um preço acessível.

Este modelo possui uma língua de espuma que mantém a umidade e os detritos para fora e também um suporte de nylon moldado que garante mais conforto às suas trilhas.

Além disso, este tênis conta com diferenciais, como biqueiras de borracha e forro de malha respirável, que deixará seus pés mais livres para respirarem o ar fresco da trilha.

3. Salomon Trailster W

Melhor Tênis para Trilha Feminino

Tênis Trail Running Trailster, Salomon, Feminino, Azul, 37

  • Tamanhos disponíveis: Até 37
  • Material da Sola: Sintético
  • Peso: 800 g

As garotas também dominam as trilhas e os melhores pares de tênis também devem ser adquiridos por elas! Por isso, este modelo feminino da Salomon é uma ótima opção para mulheres aventureiras e que gostam de encarar desafios em meio a natureza.

Este modelo de tênis foi construído para dar confiança nas trilhas, proporcionar conforto, proteção e aderência. Juntamente com a entressola EnergyCell e o revestimento interior Salomon OrthoLite, o conforto e durabilidade estarão garantidos para as aventureiras.

Outro grande diferencial deste modelo é a sola Contagrip que oferece maior tração em superfícies macias e duras, com proteção para os dedos e calcanhar, juntamente com um apoio estável para os pés.

4. Salomon Speedcross 4

Melhor Tênis para Trilha Masculino

Tênis Speedcross 4 Masculino Preto 40 - Salomon

  • Tamanhos disponíveis: Até 45
  • Material da Sola: Borracha
  • Peso: Não informado

Assim como modelos femininos, também há excelentes opções de tênis masculinos para trilhas. Este da Salomon é um dos favoritos dos aventureiros.

Este tênis foi desenvolvido para os mais desafiadores tipos de terrenos. Com um cabedal confeccionado em uma mescla de material têxtil e sintético, o modelo concilia leveza, resistência e conforto.

Além disso, seu sistema de amarração Quicklace no cadarço é altamente resistente com ajuste fácil e também traz uma lingueta macia com tecido que impede a passagem de sujeiras.

5. INOV-8 Trail Talon 250

Melhor Tênis de Trilha para Corrida

Tênis INOV-8 Trail Talon 250 (40BR)

  • Tamanhos Disponíveis: Até 46
  • Material da Sola: Sintético
  • Peso: 136 g

Se seu objetivo em uma trilha é correr, então você precisa de um modelo que seja resistente e confortável ao mesmo tempo – e este modelo certamente cumpre com o que promete.

Este tênis para corridas e trilhas oferece o equilíbrio final de velocidade e amortecimento, trazendo maior conforto e proteção para corridas mais longas.

Outra característica única é o funcionamento livre de detritos com lingueta de gusset integrada, bem como opções de polainas (polainas vendidas separadamente).

6. Columbia Redmond V2

Melhor Tênis de Trilha Impermeável

Columbia Men's Redmond V2 Mid Waterproof Hiking Shoe

  • Tamanhos Disponíveis: Até 44
  • Material da Sola: Borracha
  • Peso: 350 g

Um bom tênis impermeável evita que água entre dentro, causando odores indesejáveis e problemas como frieira. Dessa forma, este modelo da Columbia apresenta a proteção necessária para os seus pés.

O tênis Columbia apresenta tecnologia avançada em sua confecção, com uma estrutura de membrana selada Omni-Tech, combinada com uma entressola leve para conforto duradouro com amortecimento superior e alto retorno de energia.

Ademais, este produto conta com tração para todos os terrenos, com uma exclusiva sola de borracha que oferece alta aderência em uma ampla variedade de trilhas, sendo versátil em todas as estações.

7. Adidas Kanadia Trail

Tênis para Trilha Bom e Barato

Tênis Adidas Kanadia Trail Masculino

  • Tamanhos Disponíveis: Até 41
  • Material da Sola: Borracha
  • Peso: 400 g

Este artigo termina com mais uma recomendação que cabe no seu bolso e ainda assim apresenta boa qualidade, resistência e conforto.

Este Tênis Adidas possui design inovador para oferecer maior tração e estabilidade nas trilhas e garante durabilidade e suporte, contando com a entressola Cloudfoam para amortecimento máximo.

Além disso, o modelo também conta material Sintético com Mesh para ventilação e sobreposições na biqueira para maior resistência e EVA de dupla densidade para amortecimento e conforto.

Conclusão

Se você prestou atenção em todas as nossas recomendações, já sabe quais dos tênis para trilha apresentados são os mais indicados para você.

Portanto, não deixe de consultar nosso guia de compra, caso tenha alguma dúvida. Depois disso, basta você ir tranquilo para suas atividades de trilha, trekking, e tudo mais.

Continue acompanhando nossos artigos sobre dicas de produtos e acessórios que melhoram a sua vida e que te auxiliam em diversas práticas ao ar livre.

Por fim, comente qual dos produtos apresentados é o que melhor atende às suas necessidades.

Até o próximo conteúdo!

Sobre o Autor: Lucas Machado Coelho

Formado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Lucas é especializado em redação de conteúdo para blog e mídias sociais.

Deixe um comentário