Melhores Facas de Pescoço

Para aventureiros de plantão e todos aqueles que gostam de fazer atividades em meio à natureza, as melhores facas de pescoço são itens fundamentais.

Esses são itens práticos e versáteis, que podem inclusive te proporcionar algumas facilidades em momentos adversos.

Você pode até mesmo incluir esses itens no seu kit de sobrevivência de aventura. Mas para ter toda a praticidade e versatilidade do produto, você deve escolher um dos melhores modelos.

Neste guia de compras falaremos justamente sobre este produto tão interessante e tão importante em várias situações.

Vamos mostrar detalhes, falar sobre a escolha e especificar para você quais são as melhores facas de pescoço do mercado para comprar hoje.

Melhores Facas de Pescoço em 2024

Faca de pescoço CRKT S.P.E.WCRKT S.P.E.W CR2388Melhor Faca de PescoçoVerificar disponibilidade
Faca de pescoço CRKTCRKT MINIMALIST® 2384KMelhor Faca de Pescoço Pequena e Eficiente6% OFFR$ 243,63 na Amazon
Faca de pescoço MASTER USA MU-1119GC-MCMASTER USA MU-1119GC-MCMelhor Faca de Pescoço com Custo BenefícioVerificar disponibilidade
Faca de Pescoço Survivor HK-106320B-MC com Acendedor de MagnésioSurvivor HK-106320B-MCFaca de Pescoço Boa e BarataR$ 61,24 na Amazon

Conheça melhor as facas de pescoço

Facas de pescoço são basicamente modelos cortantes compactos, que são muito práticos e funcionais sobretudo para quando se deseja viver uma aventura ao ar livre.

Atualmente existem muitas marcas e modelos, sendo que as melhores contam com materiais de qualidade, como o aço inox e o aço carbono.

Mas antes de continuarmos com as próximas análises, devemos falar sobre quais são as principais partes das facas de pescoço que você deve conhecer. Vamos lá!

  • Ponta: esta é uma das partes mais importantes, uma vez que as características influenciam diretamente na funcionalidade dos produtos. Existem modelos retos, curvos e chanfrados, sendo que cada um dele tem as próprias particularidades;
  • Fio de corte: é conhecido também como o gume das facas de pescoço, sendo a parte mais cortante, onde fica o fio;
  • Espinha, dorso ou contra – fio: esta é a parte que se opõe à lâmina e é desejável que esta parte tenha uma espessura relativamente boa, de modo que se possa utilizar a faca como martelo. Em alguns modelos, esta parte pode ainda ser serrilhada;
  • Espigão: região que se opõe à ponta da faca, o espigão se localiza no interior do cabo. E se você busca por um item bastante resistente, vai precisar de um espigão que tenha pelo menos uma espessura que pelo menos se aproxime à da lâmina;
  • Cabo: é a região usada para segurar a faca. Reveste o espigão, influenciando na segurança e conforto durante o manuseio;
  • Pomo: esta é a parte final do cabo, que se localiza exatamente na região oposta à ponta da faca. Em alguns modelos, este componente pode ser um pouco maior, pensado para se dar pancadas.

Como escolher entre as melhores facas de pescoço do mercado

Se você está em busca de uma das melhores facas de pescoço, também conhecidas como facas de sobrevivência, precisa escolher um modelo de qualidade.

Portanto, para escolher uma opção segura, você precisa saber quais fatores comprar e, para te ajudar, falaremos sobre os principais a seguir.

Material da lâmina das melhores facas de pescoço

Se você está à procura de uma das melhores facas de pescoço, que sirva realmente para te acompanhar em qualquer situação, precisa escolher uma com materiais excelentes.

O aço é o material mais usado, mas você precisa prestar atenção ao tipo utilizado. O aço carbono, por exemplo, é um material comum, mas que enferruja mais facilmente.

Se você deseja um produto de melhor qualidade, que não enferruje e nem se quebre facilmente, é melhor optar por uma lâmina de aço inox.

Mesmo que o material seja um pouco mais caro, o investimento vale a pena se você quiser ter uma faca para a vida toda.

Existem outros tipos de materiais, inclusive sendo alguns deles artesanais e de excelente qualidade. Por isso, sempre observe as características do modelo que você pretende adquirir.

Também recomendamos que você leia as avaliações dos usuários que já adquiriram os produtos.

Material do Cabo da Faca de Pescoço

Geralmente os cabos das melhores facas de pescoço são de fibra de vidro ou aço inoxidável revestido com materiais antiderrapantes que facilitam o saque rápido e manuseio seguro.

Cabos ergonômicos são mais confortáveis de segurar. Um revestimento de qualidade, boa durabilidade e material antiderrapante é algo bastante desejável nesse item.

Além disso, sempre observe o peso dos materiais usados, sobretudo se considerarmos que esses são itens compactos.

Acabamento das melhores facas de pescoço

É importante observar também qual é o tipo de acabamento nas melhores facas de pescoço, analisando se o modelo é de qualidade.

O material deve suportar uso intenso em atividades pesadas e, ao mesmo tempo, deve ser durável.

Em muitos itens, a lâmina conta com um tratamento térmico, por exemplo. Isso a deixa mais resistente porque modifica as principais propriedades do aço.

Teflon e titânio são exemplos de materiais que resistem bem à corrosão, deixando a lâmina mais durável.

E há ainda um tipo de acabamento antirreflexo, que evita dificuldades de visão por conta do reflexo da luz.

Material das bainhas

Muitas das melhores facas de pescoço vêm com bainhas próprias, que se adaptam perfeitamente ao modelo.

Este item é bastante importante, visto que ajuda a proteger e preservar a lâmina da ação do tempo e também contra danos.

Para isso, é importante que a bainha seja de material de qualidade. Nylon e plástico são baratos, mas se você deseja um material resistente de verdade, opte pelo nylon balístico.

Plástico ABS é uma versão mais sofisticada e resistente do nylon convencional. Mas existem outros materiais também, como o couro, por exemplo.

Outra questão importante a se considerar nas bainhas diz respeito às funcionalidades adicionais que elas possam ter, como afiador e pederneira, por exemplo.

Quais são as Melhores Facas de Pescoço?

Facas de pescoço são itens práticos e que podem ser especialmente importantes em alguns momentos, sobretudo, na prática de atividades ao ar livre.

Mas se você precisar de um item desse tipo, vai querer uma faca que seja resistente e de qualidade.

E se estiver em dúvidas sobre quais modelos seguem esses requisitos, veja a seguir algumas opções bem legais.

1. CRKT S.P.E.W CR2388

Melhor Faca de Pescoço

CRKT Faca de lâmina fixa S.P.E.W. EDC com bainha: faca utilitária compacta, lâmina de explosão de contas, alça G10 texturizada, bainha de nylon, alça de cinto 2388

  • Lâmina de aço inoxidável de alto carbono
  • Comprimento da lâmina: 76,2 mm
  • Espessura da lâmina: 2,54 mm
  • Material do cabo: fibra de vidro
  • Bainha termoplástica

Se você busca por uma das melhores facas de pescoço, que tal dar uma olhada neste modelo super prático e funcional?

A sua lâmina foi pensada e projetada para cortes precisos, em diferentes tipos de materiais.

A união perfeita entre a lâmina estilo Wharncliffe e alça G10 resistente, faz com que este modelo seja perfeito para uso em qualquer ambiente ou situação.

S.P.E.W. (Pequeno bolso diário Wharncliffe) é resultado de um grande projeto de Alan Folts de Melbourne, um designer e instrutor de facas que dedicou mais de 20 anos da sua vida a essa profissão.

Ademais, a faca ainda vem com uma bainha prática e versátil, que protege super bem o produto durante o armazenamento e transporte.

2. CRKT MINIMALIST 2384K

Melhor Faca de Pescoço Pequena e Eficiente

CRKT Faca Compacta De Lâmina Fixa : Faca Minimalista Preta Para Pescoço Com Ponta Caída Faca Utilitária Dobrável Com Lâmina Lavada Em Pedra Cabo G10 E Bainha De Nylon 2384K

  • Lâmina de aço inoxidável de alto carbono
  • Comprimento da lâmina: 54,86 mm
  • Espessura da lâmina: 2,67 mm
  • Material do cabo: fibra de vidro
  • Bainha termoplástica

Mesmo sendo um modelo super compacto, esta é uma das melhores facas de pescoço que existem hoje no mercado.

Este é mais um modelo super-resistente, projetado por Alan Folts, autoridade quando se fala em facas.

A alça G10 foi pensada especialmente para o encaixe perfeito dos dois primeiros dedos. Os outros dois, por sua vez, devem se enrolar ao cordão, de modo que se tenha uma boa segurança ao segurar a faca.

Além disso, a bainha de transporte é bem segura e versátil, possibilitando que você deixe a sua faca favorita sempre bem guardada. E é possível usar ela a qualquer momento quando você precisar.

3. MASTER USA MU-1119GC-MC

Melhor Faca de Pescoço com Custo-Benefício

Master USA Faca tática para pescoço MU-1119GC, lâmina preta, cabo de aço envolto com fio, 17 cm em geral

  • Lâmina de aço inoxidável preta
  • Comprimento da lâmina: 7,6 cm
  • Espessura da lâmina: não informado
  • Material do cabo: aço inoxidável
  • Bainha de fibra de nylon com cordão

Se você procura por uma das melhores facas de pescoço para ter ao seu lado em qualquer momento, esta pode ser uma boa opção.

Com excelente relação custo-benefício, este é um modelo de 17 centímetros, que conta com uma lente de aço inoxidável de alta qualidade.

Da mesma forma, para uma boa construção completa deste modelo, o cabo também é produzido em aço inoxidável.

E para proteger uma das melhores facas de pescoço do mercado, nada melhor do que ter uma bainha de nylon com cordão sob medida.

4. Survivor HK-106320B-MC

Faca de Pescoço Boa e Barata

Survivor HK-106320B Faca de lâmina fixa para uso externo, lâmina Tanto preta, cabo revestido com cordão, 17,8 cm geral

  • Lâmina de aço inoxidável
  • Comprimento da lâmina: 7,6 cm
  • Espessura da lâmina: 4 mm
  • Material do cabo: aço inoxidável embrulhado em cordão antiderrapante
  • Bainha de nylon

A faca Survivor de lâmina fixa é um modelo excelente para se utilizar no dia a dia em diferentes atividades em ambiente externo.

A lâmina neste modelo é de aço inoxidável, proporcionando resistência e durabilidade superiores por um preço justo.

Mesmo em condições de alta umidade entre as mãos e o cabo, a presença de cordão minimiza os escorregamentos, proporcionando uma pega mais segura e confortável.

Para complementar este modelo, há ainda uma bainha de nylon super-resistente, que proporciona um transporte seguro e prático.

Além disso, sempre que você precisar de chama, pode utilizar o iniciador de fogo de liga de magnésio que está incluído neste modelo.

Conclusão

As facas de pescoço são modelos práticos, versáteis e, geralmente, compactos, que servem para diversas situações.

Também conhecidas como sendo modelos de sobrevivência, essas facas são resistentes e funcionam super bem em atividades ao ar livre.

Após ler este guia, você já sabe bastante coisa sobre as facas de pescoço e está pronto para adquirir a sua.

Dica: Não deixe de conferir nossas indicações dos melhores canivetes ou as melhores facas de pesca.

Gostou da nossa lista?
0/5.0 (0 votos)
Tiago Dantas de Medeiros
Especialista em:
Itens de lazer
Atividades ao ar livre
Artigos esportivos
Formação:
Engenheiro de Produção formado pela UNIVESP
Minha expertise se funde com uma paixão por atividades ao ar livre e lazer, traduzindo-se em conteúdo cativante sobre camping, caminhadas e natureza. Certificado como Lean Six Sigma Black Belt, aplico precisão e meticulosidade em cada texto. Amante dos jogos e com experiência em consultoria, meu compromisso é trazer o melhor do mundo outdoor com uma abordagem centrada no leitor, criando uma experiência única e envolvente.
Deixe um comentário

O Outside360 é suportado por vocês leitores. Quando você compra através dos links em nosso site, podemos ganhar uma comissão como afiliado.